Publicanos e pecadores.



E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me.  E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu. E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento. Lucas 5:27-32

 A forma inteligente de Jesus responder as questões que lhes eram apresentadas nos revela o quão sábio Ele se portou entre os homens.

Entre os que Ele escolhera para seu apostolado estava um publicano, mas quem eram os publicanos? Seria uma seita? Uma ideologia nova?  Nada disso, eles eram judeus à serviço do imperador romano e trabalhavam na coletoria e cobravam os impostos , sendo que, uma parte ou percentagem eram para o próprio sustento, logo havia deles que cobravam impostos e, por serem desonestos, roubavam do povo para si, e muitos deles eram ricos ilicitamente, outros também eram ricos por trabalharem muito e terem  condições para tal, porém o povo , por terem ódio dos cobradores de impostos , os colocavam na mesma condição: a de ladrões e por conseguinte eram vistos como transgressores da lei.

Mas Jesus, via muito mais além que o olhar humano sobre as pessoas , Ele vê o que o homem não vê, Jesus vê o coração, Ele conhece as intenções e, por isso escolheu a Mateus que era publicano.

Uma coisa interessante a observaré que, quando os escribas e fariseus acusam a Jesus por estar em casa de um publicano, Jesus não perde o tempo em explicações deque Mateus era um publicano honesto, até porque se Jesus o dissesse, eles não iriam acreditar e teceriam ainda piores comentários sobre ele, certamente o acusando, então Jesus admite que Mateus e os demais publicanos poderiam até serem desonestos , mas erajustamente parqa eles que veio o Salvador, para os que vivem errado, afinal o perdão é concedido a quem pecou ou transgrediu, como disse Jesus: não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os doentes.

Da próxima vez que alguém disser que uma pessoa fez dtudo de errado e agora está numa igreja de "crente", mostre a esta pessoa que, aquele que antes vivia errado, está ali justamente por isso, afim de que possa se  redimir de seus pecados por Jesus Cristo nosso Eterno Salvador.

Quanto maior for o pecado, maior será o perdão.

Que Deus vos abençoe por Cristo Jesus, nosso Senhor.

Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”