Marcos e Marcas!
Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7:12.
Quando marcamos uma data ou quando colocamos algo em determinado lugar para que, através dele possamos nos lembrar que algo importante ali aconteceu, estamos simplesmente colocando um marco naquele dia, para nunca mais o esquecermos.
A nossa memória consegue lembrar fatos que nos ocorreram , quando nos referimos a outro acontecimento na mesma data ou ocasião, um caso bíblico é o relato do Profeta Isaías , quando passa a relatar o tempo em que o Senhor começou a revelar-lhe a sua Palavra, disse Isaías:
No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Isaías 6:1.
Alguns fazem a conjectura de uqe Deus só apareceu a Isaías por causa da morte de Uzias, mas a referencia acerca da morte deste, é somente para informar um tempo em que o Senhor lhe apareceu, na realidade a morte de Uzias foi como um marco de tempo em sua história.
O profeta Samuel quis deixar bem claro que, até aquele dia, Deus tinha o ajudado,ou seja, que só havia chegado a aquele tempo com a ajuda de Deus e marcou o dia com um monumento em nome do Senhor, chamando-o de Ebenézer (que traduzido é: Até aqui nos ajudou o Senhor).
E as marcas? Enquanto nós marcamos dias ou locais para relembrar um fato na nossa história, as marcas são, nada mais que, a história nos marcando para nunca mais esquecermos dos fatos.
Paulo escreveu:
Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. Gálatas 6:17.
As marcas que a nossa história nos deixa mostram o quanto sofremos para ali estarmos, os calos das mãos do trabalhador, a fronte ferida, resultado de uma batalha, as cicatrizes deixadas pelas muitas atividades executadas e tantas outras marcas que trazemos em nossos corpos , nos fazendo relembrar de fatos que nunca se esquecem.
Essa é a nossa história , às vezes fazemos marcos para contar aos outros a história que ali se sucedeu e outras vezes a história nos deixa marcas para nos fazer lembrar do que ali se sucedeu.
Todos temos marcos e marcas e é assim se faz e se escreve a história de uma pessoa ou de um povo, para não cairmos no mero esquecimento do passar do tempo.
Que Deus vos abençoe por Cristo Jesus, nosso Senhor.
Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários
Postar um comentário