Estratégias em tempos de crise.



Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?  Lucas 14:28.

Jesus, em poucas palavras nos dá uma lição de como se preparar, para colocar em prática um projeto. A primeira atitude a se tomar,  é fazer um projeto, se for construir uma torre, é necessário se ter uma planta da fundação  e construção da mesma, e depois sentar e fazer as contas para se saber quanto se tem disponível para então colocar em prática o plano da construção.

Há todo um processo pré-estabelecido, nada se pode fazer sem um projeto, seja o que for, é necessário ter em mãos, as devidas anotações, e saber se tem condições para se colocar em prática.

Muitos tem se perdido, fazem as coisas ou comprando objetos caríssimos, sem o devido cuidado com o caixa, comprometem até as despesas de casa e depois, quando nada dá certo,  acabam colocando a culpa em Deus, dizendo que confiou, e Deus não cumpriu. Deus não haverá de ficar desfazendo coisas que fazemos em pura consciência, sabendo que não temos condições para tal, nos endividando e querendo que Deus pague. As coisas não funcionam assim. 

A bíblia fala em fé, mas também a mesma diz: Não tentarás ao Senhor teu Deus. Fazer as coisas somente porque achamos que Deus dará escape, é puro engano. Deus não manda ninguém ser desaforado ou comprador de tudo que se vê. Sem ter uma estratégia, praticamente é impossível se alcançar um objetivo e se quisermos ter a bênção de Deus, é preciso obedecer-lhe também.

Até mesmo para servir a Deus, precisamos de estratégia, saber por onde andamos, ter cuidado com nossa vida, saber que nem tudo que podemos, nos é lícito, enfim, para se tomar a cruz e seguir a Cristo, também é preciso ter certeza se a podemos carregar.

Um crente verdadeiro deve cuidar de sua vida espiritual, para não viver em pecados, mas também deve ter cuidado com sua vida secular, para não viver endividado, comprometendo o bem estar de sua família. 

Um dos maiores administradores que o mundo já conheceu foi José do Egito, onde ele colocava a mão, Deus era com ele, administrou na casa de Potifar e a fez próspera, administrou a maior potência de seu tempo: o Egito, e logrou êxito, era estratégico e sabia onde aplicar as finanças e os recursos acumulados, fez do Egito uma grande potência financeira e supridora de todo o mundo num tempo de escasses. 

Assim sejamos nós, Deus nos colocou para sermos os "Josés" dentro de nossas casas, saibamos administrar,  repartir e economizar com inteligência, afim de que possamos também ter êxito em tudo quanto colocarmos as nossas mãos. As coisas não acontecem por acaso, ou por sorte, Deus nos deu inteligência para raciocinarmos, afim de que as nossas tomadas de decisões sejam corretas dentro de um padrão estabelecido e que condigam com o nosso orçamento financeiro.

Que Deus vos abençoe, por Cristo Jesus, nosso Senhor .

Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”