As cartas de Senaqueribe.
Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros, e lendo-as, subiu à casa do Senhor; e Ezequias as estendeu perante o Senhor. Isaías 37:14.
Ezequias foi um Rei em Israel, cujo reino foi num tempo de muitas guerras e conquistas entre as nações, cada nação que invadia a outra, seja vizinha ou não, o fazia em nome de seus deuses, ou seja nos deuses em que colocavam suas confianças e fé, Por sua vez, a nação de Israel, embora tenha se desviado por algum tempo, servindo a outros deuses, nesse tempo estava sendo dirigida por um homem que confiou no Senhor e levou a nação a confiar também. Por esse tempo, Senaqueribe, Rei do Império Assírio, resolveu invadir a Jerusalém, e pior que isso, Senaqueribe, através de seus interlocutores, enviou cartas ao rei de Israel, não somente declarando-lhe guerra, como também desafiando ao Deus de Israel, dizendo que, das nações por ele invadida, nenhum deus pôde livrar essas nações de suas mãos e, nem tampouco, o Deus de Israel os poderá livrar, pensando ele que o Deus de Israel era como os deuses das nações, obras das mãos dos homens. , não sabia ele, que o Deus de Israel era o e é o Deus único e verdadeiro.
Mas Ezequias faz o melhor que poderia ser feito, ele pega as cartas e as expôe na presença de Deus e ora ao Senhor , pedindo que Deus leia o que Senaqueribe escreveu. Assim que foram apresentadas as cartas perante o Senhor, Deus envia o profeta Isaías a falar com Ezequias e lhes diz:
Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Quanto ao que pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, Esta é a palavra que o Senhor falou a respeito dele: A virgem, a filha de Sião, te despreza, de ti zomba; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti. A quem afrontaste e blasfemaste? E contra quem alçaste a voz, e ergueste os teus olhos ao alto? Contra o Santo de Israel. Por meio de teus servos afrontaste o Senhor, e disseste: Com a multidão dos meus carros subi eu aos cumes dos montes, aos últimos recessos do Líbano; e cortarei os seus altos cedros e as suas faias escolhidas, e entrarei na altura do seu cume, ao bosque do seu campo fértil. Eu cavei, e bebi as águas; e com as plantas de meus pés sequei todos os rios dos lugares sitiados. Porventura não ouviste que já há muito tempo eu fiz isto, e já desde os dias antigos o tinha formado? Agora porém o fiz vir, para que tu fosses o que destruísse as cidades fortificadas, e as reduzisse a montões de ruínas. Por isso os seus moradores, dispondo de pouca força, andaram atemorizados e envergonhados; tornaram-se como a erva do campo, e a relva verde, e o feno dos telhados, e o trigo queimado antes da seara. Porém eu conheço o teu assentar, e o teu sair, e o teu entrar, e o teu furor contra mim. Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até aos meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio nos teus lábios, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste. Isaías 37:21-29.
Ezequias saiu vitorioso, pois Deus enviou um anjo e este matou 185.000 soldados do exército de Senaqueribe, que voltou envergonhado ao seu país, e seus filhos se revolataram contra ele e o mataram.
A verdade que podemos tirsar é que : De Deus não se zomba, e tudo que o homem semear, isso também ceifará. Quando tivermos uma dificuldade ou batalha que esteja acima de nossa capacidade, confiemos no Senhor, Ele peleja por aquele que nEle confia.
O inimigo baterá, envergonhado, em retirada e a vitória é daquele que no Senhor confiou.
Que Deus vos abençoe por Cristo Jesus, nosso Senhor.
Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários
Postar um comentário