Decisões!
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Rute 1:16-17.
Quantas vezes somos obrigados a tomar decisões, seja para o que for, sempre estamos a escolher ou isso ou aquilo. e a partir de nossas decisões , estamos selando o curso de nossas vidas, portanto tomar decisões não é tarefa fácil, existe todo um processo, e exige que saibamos, com precisão, o que queremos ou desejamos para nosso futuro.
Rute, personagem biblico, era moabita e se casara com um homem israelita, povos de uma cultura totalmente diferente uma da outra, mas Rute conheceu, através de sua nova família, uma nova vida e entendemos que ela era feliz no seu casamento, mas o inesperado aconteceu, seu esposo morreu e pior, sua sogra já tinha perdido o marido, sogro de Rute, e o seu filho e não tinha mais nada a fazer por Rute e nem pela sua cunhada de nome Orfa, e prontamente ela chama as suas duas noras e as despede, alegando não ter condições de as sustentar, esse era o momento delas tomarem as decisões e dirigirem o curso de suas próprias vidas, Orfa se despede de Noemi e parte para a casa de seus parentes, Rute, porém, fica e não aceita se separar de Noemi, sua sogra. Rute decide ficar, mesmo Noemi alegando nada poder fazer por ela.
Tomar decisões quando as coisas são favoráveis, talvez seja mais simples, porém tomar decisões em cirscunstancias adversas, não é nada fácil, por isso é necessário cautela, atenção e buscar orientação da parte de Deus , orar por uma resposta ou direção é muito conveniente, nesse momento uma decisão errada pode colocar tudo a perder.
Uma coisa interessante a observar na decisão de Rute era que ela , agora, não só estava apegada a Noemi, como também estava apegada ao Deus que Noemi servia, Ela diz: O teu povo é o meu povo e o teu Deus é o meu Deus. Não se tratava simplesmente de se lançar a sorte para saber o que escolher, ela, agora, tinha suas próprias convicções. Rute decide ficar com Noemi. A escolha de Rute lhes dá o privilégio de se tornar parente próxima de um dos mais influentes dos reis da história de Israel, o Rei Davi e se tornou por destino, uma ancestral do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, além disso tudo também foi muito abençoada em seu segundo casamento quando casou-se com o próspero Boaz.
Que Deus nos encaminhe em nossas decisões e que possamos tomar o rumo certo, sempre que se houver necessidade para tal.
Dentre os muitos conselhos que temos para a tomada de decisão quero destacar esse:
Não tome decisões no calor da emoção, pois poderemos nos arrepender amargamente depois.
Busque orientação de quem posssa ajudar, mas principalmente busque a Deus e Ele vai te ajudar, seja mostrando-te o caminho ou usando alguém para te orientar.
Lembre-se: uma decisão hoje pode mudar todo o curso de sua história, seja para o bem, seja para o mal.
Que Deus vos abençoe por Cristo Jesus, nosso Senhor.
Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários
Postar um comentário