CAMINHOS CRUZADOS: Projeto de comunicação mostra como atuação do MPPE transforma vidas


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio de sua Assessoria Ministerial de Comunicação Social, lança o projeto especial "Caminhos Cruzados", uma iniciativa que busca dar visibilidade a histórias reais de superação mediadas pela atuação institucional. O projeto utiliza uma narrativa humanizada para demonstrar como a garantia de direitos fundamentais e a justiça social podem alterar permanentemente o destino de cidadãos e comunidades.

Através de vídeos, programas de rádio, livro e exposições fotográficas (que serão lançados em 2026), a série revela que, quando o direito encontra o cidadão, novos caminhos de dignidade são abertos. Nesta quinta-feira (18), temos as histórias de Jonatas e Joanna Lis relatadas em vídeo-reportagens.

Jonatas é hoje advogado e coordenador do Programa Municipal de Aprendizagem de Paulista Sua trajetória com o MPPE começou aos 11 anos, quando buscou ajuda para denunciar graves abusos físicos e psicológicos cometidos por seu pai. Após a intervenção ministerial, que resultou na destituição do poder familiar e no seu registro civil tardio aos 12 anos, Jonatas foi acolhido e encontrou no próprio Ministério Público uma oportunidade de carreira. De estagiário a auxiliar, ele participou da construção de políticas públicas de aprendizagem e hoje trabalha para oferecer a outros jovens a mesma chance de transformação que recebeu.

A série também apresenta a história de Joanna Lis, uma mulher trans do Distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus. Ela enfrentava a exclusão do mercado de trabalho formal devido à sua identidade de gênero até que o MPPE instaurou um procedimento administrativo para induzir políticas de ação afirmativa. O esforço resultou em uma lei municipal pioneira que reservou vagas em concursos públicos para pessoas trans e travestis. Em 2025, Joanna tomou posse como servidora pública efetiva, consolidando uma vitória que transcende o plano individual e restaura o vínculo de cidadania de populações historicamente marginalizadas.

Em 2026, outros episódios serão lançados com novos personagens.

O projeto "Caminhos Cruzados" não apenas documenta casos de sucesso, mas também motiva o empenho interno e incentiva a sociedade na defesa dos direitos humanos. Ao narrar jornadas como as de Jonatas e Joanna, o MPPE reafirma seu compromisso de que cada pessoa é única e que a vida se transforma nos encontros promovidos pela justiça.

Os episódios, com duração de até três minutos, serão veiculados no canal do YouTube e nas redes sociais da instituição, levando ao público exemplos de como a atuação na proteção de direitos pode converter vulnerabilidade em conquista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”