Câmara discute reformulação da lei do COMDECA e do Conselho Tutelar em Santa Cruz do Capibaribe

Na última quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe sediou uma reunião da Comissão de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Talys Maia e composta pelos vereadores Irmão Soares e Adilson Vitorino. O encontro teve como pauta principal a reformulação da lei que regulamenta o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA) e o Conselho Tutelar.

O secretário executivo de Desenvolvimento Social, Tody Dias, ressaltou a importância do momento e a necessidade de adequar a legislação à realidade atual.

“Quando muda a sociedade, há necessidade também de uma adequação. Sentimos na pele algumas lacunas durante o processo de escolha dos conselheiros tutelares e entendemos que essa nova alteração é fundamental para fortalecer o trabalho em Santa Cruz do Capibaribe”, afirmou.

 

Já o presidente do COMDECA, Alencar Lopes, destacou o esforço coletivo que vem sendo feito para revisar e aprimorar a lei, com o objetivo de evitar problemas enfrentados em processos anteriores de escolha dos conselheiros tutelares.

“O nosso intuito é dar uma revisada em toda essa lei e tentar melhorar. Muitas situações ocorreram em eleições anteriores e precisamos garantir que o pleito de 2027 aconteça com mais clareza, segurança e transparência. Esse trabalho é fruto de um esforço conjunto da comissão, do Conselho Tutelar e da Câmara de Vereadores”, pontuou.

A comissão responsável pela reformulação da lei é formada por Alencar Lopes (presidente), Arijaldo Augusto, Fabiana Arruda, Clóvis Gonçalves Dias, Tiago Costa Braga e Vitória Maria, representando o Conselho Tutelar, além de contar com o apoio técnico da servidora da assistência social Dra. Carla Raissa.

Também participaram do encontro os conselheiros tutelares Alexsandra Pereira, Ana LetíciaAparecida Lima, Avanísia Souza e Breno Blaude, além do promotor da Infância e Juventude, Dr. Tiago Gonzalez, que destacou a importância de um processo eleitoral transparente e justo.

A reunião reforçou a necessidade de atualização da legislação, garantindo maior segurança jurídica e efetividade nas eleições futuras do Conselho Tutelar e no fortalecimento do CMDCA em Santa Cruz do Capibaribe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia