Liana protocola moção de repúdio por medida dos EUA que revogou visto de Mozart Sales
A vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), protocolou uma Moção de Repúdio contra a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar o visto do Secretário Nacional de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales.
A medida, considerada injusta e arbitrária, é vista como uma retaliação política à atuação do gestor em programas que garantem acesso à saúde para milhões de brasileiros.
Para Liana, a revogação do visto configura “um ataque direto à soberania nacional, à dignidade profissional e ao direito constitucional à saúde”, ferindo a democracia e desrespeitando políticas públicas reconhecidas nacional e internacionalmente.
“Punir um gestor que dedica sua vida a ampliar o acesso à saúde é punir o próprio povo brasileiro. Não aceitaremos qualquer forma de ingerência externa sobre políticas públicas essenciais”, afirmou Liana.
Mozart Sales foi um dos principais articuladores do Programa Mais Médicos, que desde 2013 ampliou a presença de médicos em regiões historicamente desassistidas.
Atualmente, coordena o Programa Agora Tem Especialistas, que reduz o tempo de espera para consultas e procedimentos especializados, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS).
Nas redes, Liana também manifestou solidariedade ao ministro Alexandre Padilha e à sua família, igualmente alvos da ação norte-americana nesta sexta-feira, 15 de agosto, e prometeu protocolar uma Moção de Repúdio na Câmara.
Comentários
Postar um comentário