Eduardo da Fonte acompanha primeira cirurgia PIPAC no Hospital Oswaldo Cruz e defende credenciamento do procedimento no SUS
O deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual da Federação União Progressista, acompanhou nesta segunda-feira (25) a primeira cirurgia de quimioterapia intraperitoneal pressurizada (PIPAC) realizada pelo SUS em Pernambuco, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). O procedimento, conduzido pelo médico cirurgião Dr. Tarcísio Reis, pioneiro na citorredução com HIPEC e agora também na PIPAC, foi realizado em uma paciente de 32 anos.
Ao lado do deputado estadual Pastor Adalto Santos, presidente da Comissão de Saúde da Alepe, Eduardo da Fonte destacou a importância de credenciar a PIPAC no Sistema Único de Saúde, para que mais pacientes tenham acesso à tecnologia. O parlamentar também solicitou a realização de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a incorporação do procedimento ao SUS.
A PIPAC é indicada para pacientes com disseminação tumoral de neoplasias malignas, como estômago, cólon, ovário e pâncreas. A terapia tem caráter paliativo, principalmente no controle da ascite neoplásica e de sintomas relacionados, trazendo melhora significativa da qualidade de vida, aumento do intervalo livre de progressão do câncer e impacto positivo na sobrevida.
Para Eduardo da Fonte, o credenciamento da técnica nos centros de referência em doenças peritoneais representa não apenas avanço no tratamento oncológico, mas também economia para o SUS, reduzindo gastos com terapias de alto custo e evitando judicializações.
Comentários
Postar um comentário