Começa a funcionar equipamento de radioterapia de última geração no Hospital de Câncer de Pernambuco através de emenda dos deputados Eduardo e Lula da Fonte


O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) deu um grande passo na modernização do tratamento oncológico com a entrada em funcionamento de um novo acelerador linear Halcyon. O equipamento já está beneficiando cerca de 50 pacientes por dia, com expectativa de ampliar esse número para 90 nos próximos meses.

Com o novo aparelho, a capacidade de atendimento do hospital pode aumentar em aproximadamente 50%. Atualmente, o HCP atende cerca de 210 pacientes por dia e registra uma média de 150 novos casos de câncer por mês.

A aquisição do acelerador foi viabilizada por uma emenda parlamentar de R$ 6.491.264,00 destinada pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que entrou para a história do HCP como o parlamentar que mais destinou recursos à instituição. Nesta segunda-feira (31/03), Eduardo da Fonte e o deputado federal Lula da Fonte visitaram o hospital para conhecer de perto o novo equipamento. A comitiva contou ainda com os deputados estaduais France Hacker, Henrique Filho e Adalto Santos; a nova diretora da Arena Pernambuco, Michele Collins; a diretora do Hospital do Câncer do Sertão do Araripe, Irmã Fátima; e o diretor do Instituto do Câncer Infantil do Agreste, Dr. Luiz Henrique.

O Halcyon representa um avanço significativo em relação aos antigos aparelhos de cobalto, que utilizam tecnologia já considerada obsoleta. O novo equipamento proporciona maior precisão no tratamento, eliminando apenas as células cancerígenas e preservando os tecidos saudáveis, o que reduz as sequelas para os pacientes. Em alguns casos, será possível diminuir o número de sessões de radioterapia de 30 para apenas 5, ampliando o número de pacientes atendidos e contribuindo para a redução da fila de espera no SUS.

Entre as inovações tecnológicas oferecidas pelo Halcyon estão as técnicas de Radioterapia com Intensidade Modulada (IMRT), Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT) e Radioterapia Estereotáxica, indicada para tratar tumores pequenos em regiões de difícil acesso, com doses concentradas de radiação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado