Carro usado tem menor desvalorização em dois anos graças a mercado aquecido

O Globo

Concessionária de automóveis na Zona Sul do Rio 
Foto: Agência O Globo

O mercado de carros usados teve, em fevereiro, seu menor índice de desvalorização em dois anos, segundo o Índice Webmotors. O indicador calcula, todos os meses, as variações percentuais dos valores dos carros anunciados na plataforma on-line.

O estoque de carros usados no site, especificamente, desvalorizou-se apenas 0,115% no mês, o menor recuo desde fevereiro de 2023. A taxa de desvalorização foi quase a metade da registrada em janeiro. No mesmo mês do ano anterior, o recuo nos preços foi mais de três vezes maior.

— A desvalorização menor indica uma busca maior do brasileiro pelos automóveis e um mercado aquecido neste início de ano. Esse comportamento reforça os números divulgados recentemente pela Fenabrave, que indicaram o melhor fevereiro em venda de automóveis desde 2020 — disse Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.

0 km desacelera alta

Já entre os carros zero quilômetro, os preços reduziram o ritmo de alta. Em fevereiro, houve valorização de 0,18%, contra expansão de 0,29% em janeiro.

Em um contexto de expansão da renda e do emprego, as vendas de veículos novos tiveram um salto anual de 12% em fevereiro, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. No segmento de carros usados, a demanda em 2024 foi a maior em pelo menos 13 anos, com expansão de 9,2%, de acordo com a Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto).

O Índice Webmotors acompanha as variações percentuais nos valores dos mais de 14 milhões de automóveis listados no marketplace, utilizando dados a partir de 2017. O indicador foi lançado em agosto do ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado