Álvaro Damião assume a Prefeitura de Belo Horizonte após a morte de Fuad Noman

Álvaro Damião e Fuad Noman • Reprodução/Instagram @alvarodamiao

Belo Horizonte tem um novo prefeito. Com o falecimento de Fuad Noman (PSD) nesta quarta-feira (26), o vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil) assume definitivamente o comando do Executivo municipal. Fuad estava internado desde o dia 3 de janeiro no Hospital Mater Dei devido a uma infecção respiratória aguda causada por pneumonia e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória na noite da última terça-feira (25).

Sucessão garantida por lei

De acordo com a legislação brasileira, a transição de poder acontece automaticamente. Segundo o advogado Renato Ribeiro de Almeida, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), a legislação eleitoral determina que o vice-prefeito assuma definitivamente o cargo em caso de falecimento do titular. “A nomenclatura correta é 'sucessão definitiva', e o vice assumiria integralmente todas as funções, ficando, inclusive, impedido de concorrer por mais de uma reeleição”, explicou o especialista.

A Câmara Municipal deve realizar um ato formal para declarar a extinção do mandato do prefeito falecido e oficializar o novo gestor. No entanto, Álvaro Damião já está no comando da prefeitura desde o início do ano, quando Fuad se licenciou para tratamento médico.

Quem é Álvaro Damião?

Natural de Belo Horizonte, Álvaro Damião Vieira da Paz, de 54 anos, tem uma longa trajetória na comunicação. Foi repórter da Rádio Itatiaia por mais de duas décadas e apresentador na TV Alterosa. Na política, foi eleito vereador da capital mineira em 2016 e reeleito em 2020. Em 2024, compôs a chapa com Fuad Noman, sendo eleito vice-prefeito com 53,73% dos votos válidos no segundo turno.

Além da vida pública, Álvaro também é conhecido por seu trabalho social, tendo fundado uma ONG que oferece atividades gratuitas para crianças, jovens e idosos em Belo Horizonte.

O que muda na gestão da cidade?

Com a transição de governo, Álvaro Damião terá plenos poderes para gerir a cidade, podendo nomear novos secretários e redefinir prioridades administrativas. O novo prefeito deve dar continuidade aos projetos iniciados por Fuad, mas também pode imprimir sua própria marca na gestão municipal.

Em caso de ausência do novo prefeito por viagens ou outros impedimentos, o presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes (Podemos), é quem assume temporariamente o cargo.

A cidade agora aguarda as primeiras declarações de Álvaro Damião sobre os rumos da administração municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado