Centro de Convivência da Pessoa Idosa inicia 2025 com mais estrutura e atividades inovadoras

JAIRO GOMES 

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Santa Cruz do Capibaribe, começou o ano de 2025 com força total. Em entrevista ao Programa Cilas Tenório e ao Blog do Jairo Gomes, a coordenadora do SCFV, Carla Esteffen, destacou as principais novidades e ações que estão transformando a rotina dos idosos atendidos no espaço.

Com um ambiente requalificado, o CCPI agora oferece um espaço mais acolhedor e funcional. “Nós iniciamos o ano com um espaço novo, que foi melhorado para atender os nossos idosos. Temos atividades toda semana, trabalhando tanto o físico quanto o cognitivo deles, sempre com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e sociais”, afirmou Carla Esteffen.

Novidade no grupo de dança

Uma das grandes novidades para 2025 é a entrada da professora de dança Vitória Ellen na equipe do CCPI. Formada em Educação Física, com pós-graduação em dança e especialização no trabalho com idosos, Vitória tem comandado o grupo Raízes do Capibaribe, que reúne pessoas idosas apaixonadas por dança.

“O grupo tem sido muito especial. Eles relatam como dançar tem feito bem para o corpo e a mente. Além de se exercitarem, estão criando laços entre si e se sentem mais ativos e felizes”, destacou Carla.

Atividades diversificadas

As atividades no CCPI são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, com uma programação que inclui exercícios físicos, dinâmicas sociais e oficinas cognitivas. Mas o destaque de hoje (24), foi a ação intergeracional realizada em parceria com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

O encontro reuniu adolescentes e idosos em uma manhã cheia de interação, dinâmicas e troca de experiências. Os jovens prepararam brincadeiras e atividades lúdicas para os idosos, como jogos de perguntas que incentivaram a memória e resgataram histórias do passado.

“O mais bonito desse momento foi ver como as gerações se conectaram. Os adolescentes aprenderam muito com os relatos de vida dos idosos, e, ao mesmo tempo, eles trouxeram novas ideias e uma energia que contagiou a todos. É incrível perceber como cada geração pode ensinar algo à outra”, comentou Carla Esteffen.

Além das atividades de hoje, o CCPI tem se dedicado a manter uma programação diversificada, como grupos de dança nas terças e quintas-feiras, comandados por Vitória Ellen, e oficinas que trabalham tanto o corpo quanto a mente.

Impacto social

Para Carla Esteffen, o principal objetivo do CCPI é garantir que os idosos se sintam parte ativa da sociedade. “Queremos que eles tenham uma rotina, participem de atividades e programas, se sintam importantes, especiais e necessários. O fortalecimento dos vínculos familiares também é fundamental para que os idosos tenham mais qualidade de vida”, explicou.

Compromisso com a comunidade

O trabalho realizado no CCPI é uma das ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe. O compromisso de atender desde crianças até os idosos, promovendo a interação entre diferentes gerações, tem sido um dos pilares do serviço.

O ano de 2025 promete ser de muito aprendizado, interação e fortalecimento para os idosos do CCPI, que encontram no espaço não só um local para atividades, mas também um verdadeiro ponto de acolhimento e convivência.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado