Fevereiro roxo: Especialista destaca a importância de exercícios físicos para pacientes com fibromialgia


Prática pode auxiliar na melhora da condição, bem como, na prevenção de outros transtornos reumáticos 


De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 12% da população brasileira adulta sofre com problemas reumáticos associados, principalmente, ao diagnóstico da fibromialgia. Este tipo de síndrome, além de afetar a musculatura, causando intensas dores e fadiga, gera outros sintomas, como alterações do sono, distúrbios intestinais e problemas psicológicos. Diante disso, o fevereiro roxo trás um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce para a prevenção da piora e adoção do tratamento adequado.


O médico reumatologista da Clínica 3 Marias, Giraldo Torres, reforça que a prática frequente de atividade física pode ser uma das grandes aliadas para diminuir e prevenir os sintomas do transtorno. “O sedentarismo é um dos fatores que mais contribuem para a piora dos casos, às vezes, desencadeando o aparecimento de sintomas e de doenças reumatológicas, nesse sentido, o exercício físico regular é indispensável”, completa.


Atrelado a isto, o especialista destaca que determinados hábitos impactam diretamente no surgimento e desenvolvimento do quadro em determinados pacientes. “O conjunto de doenças reumatológicas possuem causas e manifestações diferentes, a maioria delas contém um componente genético, mas não é apenas isso que vai fazer com que a pessoa manifeste a doença. O estilo de vida ou algum tipo de condição da pessoa é o que vai facilitar o aparecimento dos sintomas ou piora dos mesmos”, completa. 


O reumatologista ainda afirma que a piora das doenças se dá, para além do sedentarismo, devido a má alimentação, que juntos podem levar à obesidade. “Para uma pessoa obesa, algumas áreas vão estar mais inflamadas, porque o tecido de gordura libera substâncias inflamatórias. Isso pode ser melhorado diminuindo a gordura através do aumento da massa muscular, que ao contrário, libera mais substâncias anti-inflamatórias na circulação do corpo”, destaca.  


E, apesar da importância dessa prática, a adesão ao hábito ainda não ocorre por grande parte dos pacientes com fibromialgia ou demais transtornos reumatológicos. Diante disso, o profissional cita que, para além do acompanhamento com um reumatologista e uso da medicação adequada, os exercícios físicos, mesmo que não sejam de alta performance, podem fazer toda a diferença na eficácia do tratamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia