Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Santa Cruz do Capibaribe: Rumo a um Brasil mais inclusivo

Foto: Jadiailson 

Na última quarta-feira, dia 25, a Casa da Criança, em Santa Cruz do Capibaribe, foi o ponto de encontro para a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Sob o tema "Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo", o evento reuniu autoridades, representantes da sociedade civil organizada e um público engajado em promover uma discussão ampla e abrangente sobre a real inclusão em todos os setores e âmbitos municipais.

A secretária da conferência, Fabíola Feitosa, destacou a importância de ir além das medidas básicas de acessibilidade, como intérpretes e rampas, e garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam efetivamente atendidos em áreas cruciais como saúde, assistência e educação. "Nossa conferência é no âmbito da assistência, porém a gente debate todas as áreas porque vemos a necessidade de um município mais inclusivo", afirmou.

Fabíola Feitosa e Jota Oliveira

Por sua vez, o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Jota Oliveira, enfatizou a importância de promover um debate aberto e inclusivo, abrangendo não apenas as necessidades de pessoas com deficiência visual, mas também de indivíduos com deficiência motora, intelectual e auditiva. "O espaço como esse da conferência é o acertado para que debatamos aquilo que nós queremos que melhore para todos nós, sem querer que tenhamos privilégios, mas que tenhamos uma coisa muito próxima da igualdade", ressaltou.

Além dos representantes do governo, a conferência contou com a presença significativa de profissionais da área e membros da sociedade civil organizada, o que reforça o compromisso coletivo em promover uma mudança efetiva e duradoura em direção a uma sociedade mais inclusiva.


Durante o evento, foram formuladas 15 propostas distribuídas em cinco eixos principais, das quais três serão selecionadas para representar o município na conferência estadual. Caso sejam formalizadas, essas propostas serão levadas adiante, representando Santa Cruz do Capibaribe na conferência nacional.

A participação ativa e o engajamento de todos os presentes demonstraram a relevância e a urgência de continuar promovendo discussões e ações concretas para assegurar que as pessoas com deficiência tenham acesso pleno aos seus direitos em todas as esferas da sociedade. A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência se mostrou como um passo importante na direção de um Brasil mais inclusivo e igualitário para todos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia