Saúde: Problemas na fala e na escuta atrapalham a comunicação ativa na terceira idade


Idosos também podem sofrer com dificuldades de deglutição, alerta especialista

Com o envelhecimento, é comum ocorrerem alterações na voz, na capacidade de audição e de comunicação dos idosos, e isso traz impactos não apenas na interação social, mas na saúde e qualidade de vida. Atuando para amenizar o quadro, e recuperar as funções de forma parcial ou total, o fonoaudiólogo é um profissional essencial nesses casos, pois atua em diversos aspectos.

Além da fala e da escuta, a dificuldade de deglutição pode trazer problemas mais sérios, como engasgos e a broncoaspiração, que podem ter complicações. “Dependendo do estado de saúde do idoso, a redução na capacidade de comunicação acaba deixando-o isolado, além de que sintomas ou doenças podem passar despercebidos pelo cuidador, uma vez que o paciente não comunica. A questão de engasgos também é preocupante, e é por isso que a atuação da fonoaudiologia é tão importante”, explica a fonoaudióloga da Clínica Três Marias, Dra. Tarciana Amorim.

Através de exames auditivos e indicação do uso de aparelhos quando necessário, aplicação de técnicas terapêuticas específicas e exercícios de fortalecimento da musculatura, os fonoaudiólogos podem ajudar a prevenir problemas de deglutição, a lidar com desafios relacionados à voz e à escuta na terceira idade, melhorando a qualidade de vida do idoso. Na dúvida, procure atendimento especializado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado