Dia Nacional do Frevo tem Cariri Olindense e o Homem da Meia-Noite no Recife; Olinda tem desfile de troças nas ladeiras

Oficinas de música e dança serão ministradas durante o dia no Paço do Frevo. Bloco da Saudade se apresenta no início da noite

Por g1 PE

Montagem feita com imagens de arquivo mostra o Cariri Olindense e o Homem da Meia-Noite 
Foto: Hugo Muniz/Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional do Frevo, celebrado nesta quinta-feira, 14 de setembro, o Paço do Frevo e as ladeiras da Cidade Alta, em Olinda, abrem espaço para o ritmo e a dança característicos do estado de Pernambuco. A programação conta com oficinas de dança e desfiles de blocos e troças nas ruas.

O Paço do Frevo está aberto ao público, gratuitamente, em horário especial, das 10h às 21h. Visitações e oficinas acontecem ao longo do dia. Já durante a noite, desfiles com os calungas Homem da Meia-Noite e Cariri encerram a comemoração no centro do Recife.

A programação começa às 10h, com “Doses de Frevo”, uma visita mediada pelo espaço do museu, abordando os aspectos históricos e curiosidades sobre a data comemorativa. A visitação também acontece no turno da tarde, às 14h.

Ao longo do dia também são apresentadas aulas curtas de música e dança para os interessados em aprender um pouco mais sobre o ritmo do frevo e passos básicos. O momento “Vivências em Música” acontece às 10h30, 11h20, 12h e 12h40. Já a programação de “Vivências em Dança” acontece pela tarde, às 14h30, 15h20, 16h e 16h30.

No início da noite, às 19h, acontece uma apresentação especial do Bloco da Saudade, com a Orquestra do Mestre Bozó ao lado do Paço do Frevo.

Na sequência, às 20h, dois dos calungas mais tradicionais do carnaval olindense desfilam ao redor do Paço. Na rua do Bom Jesus, a orquestra do maestro Carlos puxa o Homem da Meia-noite. Ao mesmo tempo, o maestro Oséas puxa a folia na Rua da Guia com Cariri.

Olinda tem troças nas ruas

Em Olinda, no Grande Recife, a Troça da Pitombeira dos Quatro Cantos e o Clube Elefante dão ritmo à festa, à partir das 18h, com um encontro no polo dos Quatro Cantos, acompanhados da Orquestra Henrique Dias.

A cidade, que já vivencia as prévias do Carnaval 2024, verá o encontro de dois dos mais tradicionais blocos do carnaval da cidade, arrastando os foliões e amantes do frevo pelas ladeiras históricas.


Dia Nacional do Frevo

A data homenageia o nascimento do jornalista Osvaldo de Almeida, que contribuiu de forma significativa para a circulação do vocábulo “Frevo” na mídia. Ele foi um cronista da primeira metade do século 20 que escrevia sobre o carnaval e divulgava o trabalho dos clubes recifenses.

Além da data nacional, o ritmo também é homenageado no dia 9 de fevereiro, em Pernambuco. A data marca a primeira vez que a palavra “frevo” foi utilizada pela imprensa. O registro foi feito no "Jornal Pequeno", do Recife.

Serviço:

Dia Nacional do Frevo

🖼️ Visitação “Doses de Frevo”, às 10h e às 14h
🎺 Oficinas “Vivências em Música”, às 10h30, 11h20, 12h e 12h40
💃 Oficinas “Vivências em Dança”, às 14h30, 15h20, 16h e 16h30
🎶 Bloco da Saudade, às 19h
🗝️ Cariri Olindense e Homem da Meia-Noite, às 20h
📍 Paço do Frevo - Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife
🎟️ Evento gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia