Ninguém segura o Sport, não!

Leão vence o Retrô de novo, conquista quinto título invicto do Campeonato Pernambucano e 43º na história
JC.NE10.UOL

Vagner Love marcou para o Sport nos dois jogos da decisão do Campeonato Pernambucano 2023  FOTO: Rafael Vieira/FPF

O Sport fez 'lá e lô' contra o Retrô na final do Campeonato Pernambucano 2023

É campeão! O Sport voltou a ganhar do Retrô e conquistou o Campeonato Pernambucano pela 43ª vez. Depois de fazer 2 a 1 na ida, Vagner Love e Gabriel Santos decretaram o placar de 2 a 0 no segundo duelo da decisão neste sábado (22).

Essa foi 30ª final na Ilha do Retiro e o dono do estádio levantou a taça 17 vezes. O troféu premia o time de melhor campanha durante toda a competição estadual.

O Sport conquistou o título Estadual de forma invicta pela quinta vez (1917, 1941, 1998, 2009 e 2023), com 12 vitórias e três empates, além de 100% de aproveitamento como mandante. A conquista colocou o clube como um dos dez maiores campeões estaduais do Brasil.

Maiores campeões estaduais do Brasil
  • ABC – 57 títulos
  • Bahia – 50 títulos
  • Paysandu – 49 títulos
  • Atlético Mineiro – 48 títulos
  • Remo e Rio Branco – 47 títulos
  • Fortaleza– 46 títulos
  • Internacional e Ceará – 45 títulos
  • Nacional e Sport – 43 títulos
O jogo

Os 26 mil presentes na Ilha do Retiro acompanharam o Retrô com as principais ações ofensivas no começo do jogo. Logo nos primeiro minutos, Israel lançou na área e Alencar mandou na trave. No rebote, Fernandinho chutou rasteiro e Ewerthon tirou em cima da linha.

O Sport não jogava apenas 'com o regulamento embaixo do braço'. Os mandantes pressionavam a saída de bola do adversário (estilo adotado na temporada 2023) e paravam as jogadas com faltas táticas. Ou seja, não deixavam a Fênix criar outras oportunidades de gol.

E a marcação alta, muito utilizada na atual temporada, surtiu efeito mais um vez. Aos 20 minutos, Fabinho roubou a bola e tocou para Jorginho. O meia parou da defesa de Jean, mas a jogada sobrou com o time rubro-negro e Vagner Love não desperdiçou.

Com a vantagem no placar agregado ampliada, os jogadores do Leão baixam as linhas de posicionamento e esperavam o Retrô se mandar para o ataque. A ideia era aproveitar o contra-ataque, com o rival pressionado pelo resultado adverso e perdendo a chance da glória inédita.

Antes do fim da primeira etapa, os visitantes ficaram com um a menos. O meia Radsley pisou na perna de Ronaldo e, após análise no árbitro de vídeo, foi expulso de maneira direta. Por reclamação, o técnico Dico Woolley tomou o segundo amarelo e teve o mesmo destino do atleta.

Segundo tempo

A expulsão do jogador do Retrô aumentou o controle do Sport na partida. Diante da necessidade, o técnico Dico Woolley colocou todo o time para frente e cedeu espaços para os mandantes.

No entanto, diante de uma maratona de jogos, o elenco rubro-negro baixou a intensidade na final e Enderson Moreira começou a tirar os jogadores mais cansados fisicamente.

O cronômetro ainda marcava 25 minutos da segunda etapa, quando os torcedores começaram a gritar "é campeão" e "olé" nas arquibancadas. Nesse momento, Ewerthon se recebeu cartão vermelho por agressão e ambos as equipes ficaram com 10 em campo.

Aos 39 minutos do segundo tempo, a "conta fechou". Vagner Love tocou em profundidade para Gabriel Santos, que dominou e finalizou no canto de Jean. A chuva no fim da partida veio para "lavar a alma" de um jejum de título desde 2019. Fim de papo! Sport 43 vezes campeão do Campeonato Pernambucano.

Ficha da partida

SPORT: Renan, Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús (Felipinho); Fabinho, Ronaldo Henrique e Jorginho (Gustavo Santos); Luciano Juba, Facundo Labandeira (Edinho) Edinho (Pedro Martins) e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.

RETRÔ: Jean; Israel, Yuri, Guilherme Paraíba e Edson Lucas; Ratinho (Rômulo), Rômulo (Luisinho), Jonas (William Marcílio) e Alencar; Radsley, Giva (Matheus Serafim) e Fernandinho. Técnico: Dico Woolley.

Gol: Vagner Love aos 30' do 1ºT e Gabriel Santos aos 39' do 2ºT (Sport).

Cartões amarelos: Rafael Thyere, Vagner Love e Edinho (Sport); Dico Woolley (2x), Fernandinho, Guilherme Paraíba e Rômulo (Retrô).

Cartões vermelhos: Ewerthon (Sport); Radsley e Dico Woolley (Retrô).

Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima. Assistente 1: Francisco Chaves Bezerra Junior. Assistente 2: Karla Renata Cavalcanti de Santana. Quarto árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Junior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia