Primeiro ato público em favor das eleições diretas para presidente do Brasil é lembrado pelo MPPE


Os 40 anos do primeiro ato público em favor do restabelecimento das eleições diretas para presidente do Brasil, que ocorreu na Praça da Bandeira, em Abreu e Lima (PE), no dia 31 de março de 1983 – semente do movimento “diretas já” -, serão lembrados pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Organizado pelo Núcleo de Patrimônio Cultural (NPC) do MPPE, o evento será realizado no próximo dia 31, às 10h, no Memorial da Democracia, no bairro de Casa Amarela, Recife.

A programação em comemoração a data histórica tem o apoio do Governo do Estado; Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe); Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP); Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); e Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE).

"O que aconteceu em 31 de março de 1983 em Abreu e Lima, Pernambuco, foi um ato pioneiro, que revelou muita coragem e espírito cívico, mas que, infelizmente, ainda é desconhecido da maioria da sociedade. Hoje, mais do que nunca, é importante jogarmos luzes nessa data, dada a sua relevância histórica para o país, ajudando no restabelecimento da ordem democrática, após mais de vinte anos de autoritarismo", destacou o Coordenador do Núcleo de Patrimônio Cultural do MPPE, o Promotor de Justiça José Soares.

"Em 31 de março de 1983, enquanto militares desfilavam pelas ruas do recém-criado município de Abreu e Lima, quatro vereadores realizaram aquele que ficou conhecido como o primeiro ato público a favor do restabelecimento das eleições diretas para presidente do Brasil. O ato foi pioneiro e representou uma faísca que incendiou o Brasil nos meses subsequentes. Jogar luzes neste fato histórico, mais do que nunca, está na ordem do dia. A redemocratização do país significou o restabelecimento do Estado de Direito, cujo ápice foi alcançado com a promulgação da Carta Cidadã de 1988", concluiu José Soares.

Serviço:
Data: 31/03/2023 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Memorial da Democracia (Estrada do Arraial, s/n, Casa Amarela/Recife)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia