Lula cancela viagem à China neste domingo, e Presidência diz que marcará nova data

Presidente passou por nova avaliação médica, que recomendou adiamento até o fim da infecção

Por Paula Ferreira

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tosse durante visita a Complexo Naval de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro Gabriel de Paiva

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou que a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China será adiada e nova data será marcada pelo governo. Segundo comunicado da Secom, Lula passou por nova avaliação médica neste sábado e foi recomendado o adiamento da viagem até que o ciclo da infecção se encerre.

O cancelamento da viagem já foi comunicado às autoridades chinesas e o governo brasileiro solicitou uma nova data para a ida da comitiva presidencial à China.

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês - unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento. Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral", diz a nota da Secretaria da Presidência.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já informaram que não irão ao país asiático sem a presença do presidente brasileiro. O Ministério da Fazenda avalia se enviará algum representante para manter agendas de interesse do país com os chineses ou se deixará os compromissos para quando Lula de fato viajar:

"Em função do cancelamento da missão presidencial à China, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também não fará a viagem neste momento", afirmou a Fazenda em nota.

Mais cedo, a assessoria de Lula havia informado que a viagem estava mantida, mas que o presidente passaria o dia sem compromissos oficiais para descansar. Ontem, o presidente contrariou recomendação médica e passou por duas longas reuniões, com ministros e o presidente da Câmara, Arthur Lira.

No Palácio do Alvorada, o clima era de tranquilidade, com poucas movimentações de acesso no Palácio.

Lula foi diagnosticado com pneumonia após cumprir uma série de compromissos e viagens pelo Brasil. O presidente viajou para a Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro nos últimos dias, e foi alertado por auxiliares de que o ritmo de compromissos estava muito intenso.

Na sexta-feira, o médico do presidente, Roberto Kalil, esteve no Palácio da Alvorada para examiná-lo. Na ocasião, Kalil recomendou que Lula fizesse repouso, o que não foi cumprido pelo presidente que marcou uma série de reuniões com ministros e parlamentares, incluindo o presidente da Câmara, Arthur Lira.

A expectativa era que Lula embarcasse para a China no domingo. O presidente iria se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, na terça-feira. Parte da comitiva do governo já viajou para o exterior e tem cumprido agenda com representantes de empresas chinesas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia