Incertezas voltam a assombrar Petrobras após desistência de Landim

Troca-troca de última hora no nome da estatal vem justamente quando sua política de preços está em risco.

Por Bruno Carbinatto
Você S/A


A semana começa com um caos na Petrobras, a empresa com o segundo maior peso no Ibovespa. Ontem pela manhã, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, desistiu de presidir o Conselho da Petrobras, cargo ao qual foi indicado pelo governo Bolsonaro há quase um mês. Em nota, justificou a decisão dizendo que quer focar seus esforços totalmente no clube.

A justificativa não convenceu muito. Nos bastidores, porém, a história que circula é outra. Segundo a jornalista Malu Gaspar, do Globo, o motivo que levou Landim a desistir do cargo seria um conflito de interesses devido a sua ligação com o empresário Carlos Suarez, sócio de oito distribuidoras de gás no Brasil. Landim chegou a ser inclusive investigado pelo Ministério Público Federal brasileiro em razão de repasses de recursos feitos a contas de Suarez na Suíça, conta a reportagem. Na Petro, Landim teria que decidir sobre um acordo bilionário entre a estatal e a distribuidora de gás Cigás, de seu amigo de longa data.

E o problema não para por aí. O mesmo motivo pode derrubar o nome de Adriano Pires, que foi indicado pelo governo para a presidência da estatal e mantém laços com Suarez.

Se Adriano Pires realmente recusar o convite, possibilidade que circula na imprensa desde ontem, o problema do governo só aumentará. Será preciso indicar novos nomes e, até que todo o processo seja esclarecido, o mercado deve acompanhar de perto essa novela. Voltam as preocupações sobre a política de preços da Petrobras, justamente quando Bolsonaro tem intensificado suas críticas e ameaças de intervenção – e logo depois do presidente demitir Silva e Luna exatamente por esse motivo, diga-se.

Enquanto isso, nos EUA, o mercado começa a semana andando de lado. As expectativas por lá estão na ata do Fomc, o comitê de política monetária deles, que sairá na quarta-feira. O documento deverá confirmar o viés mais agressivo do Fed para combater a inflação e pode indicar uma alta de 0,5 pontos percentuais para a próxima reunião. A ver.

Boa semana!


• Futuros S&P 500: 0,10%
• Futuros Nasdaq: 0,36%
• Futuros Dow: -0,03%
*às 7h55


• Índice europeu (EuroStoxx 50): 0,15%
• Bolsa de Londres (FTSE 100): 0,24%
• Bolsa de Frankfurt (Dax): 0,03%
• Bolsa de Paris (CAC): 0,24%*às 7h55


• Índice chinês CSI 300 (Xangai e Shenzhen): feriado, sem negociações
• Bolsa de Tóquio (Nikkei): 0,25%
• Hong Kong (Hang Seng): 2,10%


• Brent: -0,02%, a US$ 104,37*
• Minério de ferro: 1,52%, a US$ 163,80 por tonelada em Cingapura
*às 7h56


Dia de agenda esvaziada. A divulgação do Boletim Focus foi adiada devido à greve dos servidores do BC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia