Lula vence em todos os cenários de intenção de voto, Bolsonaro perderia todos, diz BTG/FSB

A 3ª via tem caminho difícil devido ao alto recall e receptividade de Lula e Bolsonaro. Apenas 11% dos eleitores dizem que não votariam nem no presidente nem no ex-presidente

CB Correio Braziliense

(crédito: Ricardo Stuckert)

De acordo com pesquisa de opinião realizada neste mês de março, pela BTG Pactual/FSB, sobre as eleições 2022, O ex-presidente Lula consolida o favoritismo do eleitorado brasileiro e lidera a intenção de votos, seguido pelo atual presidente Bolsonaro na corrida por uma vaga no 2º turno. O ex-presidente aparece com 43% das intenções de voto, contra 29% do atual.

Todos os demais sete nomes da disputa somam, juntos, apenas 24%. A lista é encabeçada por Ciro Gomes, com 9%; seguido de Sérgio Moro, com 8%. Somente 5% dos eleitores não escolheram nenhum dos nomes.

A 3ª via tem caminho difícil devido ao alto recall e receptividade de Lula e Bolsonaro. Apenas 11% dos eleitores dizem que não votariam nem no presidente nem no ex-presidente.

Segundo Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa, "com o atual patamar de ótimo/bom, Bolsonaro se mostra muito competitivo para disputar um eventual 2º turno contra Lula. Hoje, os dois deixam pouco espaço para a chamada 3ª via. Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa".

Mesmo assim, a pesquisa cogitou cenários secundários em que, por exemplo, Lula disputa o segundo turno com Moro e ganha com 53%, contra 32% do ex-juiz. Lula também bate Doria, com 54%, contra 22% do governador de São Paulo; assim como a Ciro Gomes, que ficaria com 29%, contra 50% do petista.

Já cenários secundários com Bolsonaro, Ciro ganharia o páreo com 52% e o presidente ficaria com 36%; Moro também ganharia com 43%, contra 36% de Bolsonaro; assim como Doria, com 44%, contra 38% do atual presidente.

Simulação segundo turno eleições 2022, Lula e Bolsonaro
(foto: Reprodução/BTG Pactual/FSB )

Avaliação governo Bolsonaro

Hoje, 29% do eleitorado avaliam o governo Bolsonaro como ótimo/bom, 17% como regular e 53% como ruim/péssimo. Há 61% que desaprovam a forma como o presidente governa, contra 34% que aprovam.

Governo é melhor avaliado entre homens, nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste, na renda mais alta e entre os evangélicos.

Candidato mais preparado

Outro ponto avaliado na pesquisa foi saber qual candidato está mais bem preparado para governar o Brasil, em termos de reduzir pobreza, manter ou ampliar programas sociais, gerar empregos, controlar preços, reduzir impostos, combater a pandemia, promover o crescimento econômico e combater a corrupção. Lula vence Bolsonaro em todos os cenários

O Instituto FSB ouviu 2.000 pessoas das 17h do dia 18 às 15h do dia 20, e a pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-09630/2022. O relatório completo pode ser conferido aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia