Governo do Estado anuncia o maior valor de cofinanciamento já repassado para a Assistência Social

 

Ao final de 2022, o Estado terá cofinanciado mais de R$31 milhões, o maior patamar já realizado em Pernambuco. O valor assegura o funcionamento dos serviços socioassistenciais já pactuados em 12 parcelas


Para garantir a atuação das ações para a população em vulnerabilidade social, o Governo de Pernambuco autorizou a pactuação e o repasse de recursos de cofinanciamento para serviços socioassistenciais no Estado em 12 parcelas. A medida, tomada para fortalecer a política estadual da Assistência Social, representa a destinação de mais de R$31 milhões, o maior valor já repassado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) pelo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, durante a Assembleia Ordinária do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas). 


Durante o evento, o gestor da SDSCJ pontuou a importância dos serviços socioassistenciais para a população em situação de vulnerabilidade social e pobreza e extrema pobreza. "Entendemos a importância de fortalecer a Assistência Social e da luta dos gestores municipais de garantir o funcionamento dos serviços. Por isso, o governador Paulo Câmara autorizou e assegurou recurso para todo o ano de 2022 para os serviços já pactuados, garantindo assim o atendimento direto à população, sobretudo aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o secretário. 


O montante será destinado através do Cofinanciamento Fundo a Fundo da Assistência Social e repassados aos municípios para assegurar o funcionamento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Casas de Acolhimento Institucional, medidas socioeducativas, benefícios eventuais e o custeio e o investimento de cozinhas comunitárias. Além disso, foi anunciado também a liberação do complemento do pagamento do passivo. 


Também participaram do evento o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues, a presidente do Coegemas e secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Edjane Tavares, e a vice-presidenta Regional Nordeste do Congemas,  Penélope Andrade. 


Fotos: Wesley D'Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia