GOVERNADORES APOIAM CONGRESSO APÓS ATAQUE DE BOLSONARO

Presidente discursou para militantes que defendiam o fechamento do Parlamento e falou em basta para a "velha política"

Thiago Herdy
ÉPOCA

Presidente Jair Bolsonaro discursou em manifestação que apoiou o AI-5
 Foto: EVARISTO SA / AFP

Governadores de 20 estados divulgaram na noite deste domingo uma carta aberta em apoio à atuação dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), numa reação aos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao Parlamento.

Para os líderes estaduais, as declarações “afrontam princípios democráticos” que fundamentam a nação brasileira.

Neste domingo, Bolsonaro discursou para militantes que defendiam o fechamento do Congresso e o retorno do Ato Institucional Nº 5, uma regra baixada durante a ditadura militar. O presidente também disse que era preciso dar um basta à “velha política” e que não estaria mais disposto a dialogar com o Congresso. “Não queremos negociar nada”, discursou.

Na carta, os governadores elogiaram a atuação dos presidentes da Câmara e do Senado no enfrentamento da crise com o novo coronavírus, tomando como base uma ação coordenadas com estados e, segundo eles, pautada pela "experiência de outros países que já enfrentaram a fase mais crítica" da pandemia.

"A saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise. Não julgamos haver conflitos inconciliáveis entre a salvaguarda da saúde da população e a proteção da economia nacional, ainda que os momentos para agir mais diretamente em defesa de uma e de outra possam ser distintos”, diz a carta.

No texto, os governadores defenderam também a necessidade do diálogo “democrático e desprovido de vaidades” para superar eventuais diferenças. O documento foi assinado pelos governadores Renan Filho (Alagoas), Waldez Góes (Amapá), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Renato Casagrande (Espírito Santo), Ronaldo Caiado (Goiás), Flávio Dino (Maranhão), Mauro Mendes (Mato Grosso), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Helder Barbalho (Pará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí). Wilson Witzel (Rio), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Carlos Moisés (Santa Catarina) João Doria (São Paulo), Belivaldo Chagas (Sergipe) e Mauro Carlesse (Tocantins).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia