Guerra comercial derruba Bolsas no mundo e faz dólar subir no Brasil

Ibovespa tem queda de quase 2% e a cotação da moeda americana chegou a R$ 3,94 na manhã desta segunda; Donald Trump acusa a China de 'manipulação cambial'

Luciana Xavier, Monique Heemann e Nicolas Shores, O Estado de S.Paulo

O nervosismo com o acirramento dos conflitos comerciais entre Estados Unidos e China predomina nos mercados globais e afeta também os ativos no Brasil nesta segunda-feira, 5. Por aqui, o dólar tem alta de mais de 1%, com cotação máxima de R$ 3,9477, e a Bovespa mantém queda de quase 2%, acompanhando a aversão a risco que predomina nas Bolsas de Nova York e da Europa. O índice de volatilidade Vix disparava quase 26% no fim desta manhã, no maior patamar desde maio.


Operadores da Bolsa de Nova York, que acumula perdas nesta segunda-feira. 
Foto: Johannes Eisele/AFP

Em Wall Street, as maiores perdas ocorrem nas ações dos setores financeiro e de tecnologia, com quedas de perto de 4%, como Bank of America, Citibank, Morgan Stanley e Apple.

Também nos EUA e em meio aos receios de desaceleração da economia, o índice de atividade do setor de serviços nos Estados Unidos recuou de 55,1 em junho para 53,7 em julho, informou o Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês). Analistas consultados pelo Wall Street Journal previam avanço a 55,7.

Na Bolsa brasileira a queda é generalizada: Petrobrás e Vale têm desvalorização de mais de 3%. As ações da CSN ON perdiam 5,42% no fim da manhã. As mineradoras e siderúrgicas são afetadas ainda pela queda de 6,66% na China, também relacionada à briga comercial entre as duas maiores potências do mundo. As ações dos bancos como Bradesco, Itaú Unibanco e Banco do Brasil caíam mais de 1%. O petróleo chegou a cair mais de 2%.

Trump acusa China de manipulação cambial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no Twitter que a China desvalorizou sua moeda para quase um nível histórico. "Isso se chama manipulação cambial", acusou. 

Nesta segunda, o dólar ultrapassou a marca psicologicamente importante de 7 yuans pela primeira vez desde 2008, depois que o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) estabeleceu a taxa de paridade em 6,9225 yuans por dólar, contra 6,8996 yuans por dólar na sexta-feira.

Segundo Trump, "isso é uma violação importante que enfraquecerá a China ao longo do tempo". Não é a primeira vez que o líder americano acusa Pequim de manipular o yuan para ter benefícios em disputas comerciais. 

O presidente ainda ironizou: "Está ouvindo, Federal Reserve (Fed, o banco central americano)?". Na última semana, ele afirmou não receber "ajuda" da autoridade monetária do país para sua economia. Na última quarta-feira, 31, O Fed reduziu os juros em 0,25 ponto porcentual, descendo a taxa para a faixa entre 2% e 2,25%. Foi o primeiro corte feito pelo Fed desde a crise de 2008


'Perturbações externas'

Sem citar especificamente as reiteradas acusações dos Estados Unidos de manipulação cambial, o presidente do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), Yi Gang, afirmou nesta segunda que o país não usará a taxa de câmbio como uma ferramenta para lidar com "perturbações externas como disputas comerciais".

Em comunicado, a autoridade monetária insistiu que a taxa de câmbio do yuan está em um "nível apropriado", cuja flutuação é "impulsionada e determinada pelo mercado". "Muitas moedas se depreciaram contra o dólar desde o começo de agosto e a taxa de câmbio do yuan também foi afetada", disse.

Yi reiterou ainda que, "como um país grande responsável, a China vai se ater ao espírito dos líderes da cúpula do G20 sobre a questão da taxa de câmbio, aderir ao sistema de taxa de câmbio determinado pelo mercado, não vai se envolver em desvalorização competitiva e não usará a taxa de câmbio para propósitos competitivos".

A declaração foi publicada pelo PBoC uma hora antes das acusações de Trump no Twitter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia