Empresa aposta em compromisso ambiental para expandir negócios


 A Viana & Moura faz reaproveitamento e reciclagem de resíduos
 que possam servir de matéria-prima nas obras

Nesta quarta-feira (5), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e a consciência ambiental tornou-se, no mundo todo, mais que um ativo para qualquer empresa, uma obrigação. A construtora Viana & Moura, criada há 16 anos, leva isso a sério: desde a primeira vila habitacional erguida, em 2003, na cidade de Belo Jardim, a preocupação ecológica é um dos pilares que sustenta o projeto de expansão da empresa. E tem dado certo: depois de perto de dez mil unidades negociadas, em várias cidades (metade delas em Caruaru), a Viana & Moura chegou ao Grande Recife, onde já comercializa um residencial de casas populares em Igarassu, com as primeiras unidades previstas para ser entregues até o fim deste ano.

“A empresa já foi fundada com essa visão, de fazer a diferença socialmente. Então, para nós é natural a preocupação ambiental”, explicou o diretor de projetos da Viana & Moura, Charles Ruas. De acordo com ele, o residencial que está sendo erguido neste momento em Igarassu, mantém o padrão. “Estamos realizando lá um trabalho de redução do impacto ambiental em área de Mata Atlântica, diminuindo a área a ser desmatada e realizando, ao mesmo tempo, o transplante de 36 árvores nativas dentro do próprio terreno”. A construtora ainda se utiliza de outras técnicas de reaproveitamento e reciclagem de resíduos, como, por exemplo, a trituração dos detritos recolhidos nas metralhas para que possam ser transformados novamente em matéria-prima para a construção.

Em 2012, a Viana e Moura recebeu, pelo projeto em Garanhuns, o Selo Casa Azul, classificação socioambiental dos projetos financiados pela Caixa Econômica Federal. A distinção, segundo texto do Portal da Caixa, “é a forma que o banco encontrou de promover o uso racional de recursos naturais nas construções e a melhoria da qualidade da habitação”. Ou seja, soluções criativas e eficientes “na construção, uso, ocupação e manutenção dos edifícios”. Foi a primeira empresa da construção civil no Norte e Nordeste a receber o selo. Após a análise e a identificação da área verde original do terreno pelo setor de infraestrutura da construtora, equipes da Viana & Moura fazem o replantio das árvores retiradas para o projeto. Todo o processo é ainda monitorado durante três anos, para garantir que haja a completa compensação ambiental. Até o início deste ano, mais de quatro mil árvores foram replantadas nos empreendimentos da Viana & Moura. Todos esses projetos foram apresentados nesta segunda-feira, 03, na Unifavip Wyden, em evento promovido pelos alunos do oitavo período de Administração, onde eles puderam conhecer de  perto as práticas sustentáveis implementados pela empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia