Diogo Moraes discute soluções para Matadouro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe com Dilson Peixoto, Secretário de Desenvolvimento Agrário e Paulo Lima, da Adagro

Na audiência, parlamentar aproveitou para apresentar projeto baiano de Entrepostos Frigoríficos aos representantes do governo Estadual. Ideia é implantar programa similar em Pernambuco.


Após o recente fechamento do Matadouro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, ocorrido no mês de março, o deputado estadual Diogo Moraes, vice-líder do governo e representante do Polo de Confecções do Agreste na Alepe, encampou uma luta para solucionar o problema da população. O parlamentar esteve reunido uma série de vezes com o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, para buscar resolver a questão, além de ter pesquisado e conversado muito com a população nas últimas semanas. Diante disso, nesta terça-feira (16), em audiência com o gestor da pasta e o Presidente da Adagro, Paulo Lima, o deputado discutiu as soluções imediatas para a reabertura do estabelecimento e projetos futuros que beneficiarão quem mora na região. 

Na ocasião, Diogo apresentou ainda um projeto de Entrepostos Frigoríficos implantado na Bahia, que pode ser adaptado à realidade local e beneficiar milhares de moradores do Polo de Confecções do Agreste. Segundo Diogo Moraes, que já solicitou a construção de um Matadouro Regional, a ideia é a criação de um Programa de Entrepostos Frigoríficos, com o objetivo de dar sustentabilidade à cadeia da carne, combater o abate clandestino e assegurar a segurança alimentar à população com a oferta de carne sadia. “Esse programa criado na Bahia pode ser um modelo aplicado em todo o País, devido às vantagens que ele proporciona. Pernambuco pode adotar a iniciativa e beneficiar não só o Polo de Confecções do Agreste e os municípios contidos nele, mas todo o Estado. Estes entrepostos frigoríficos são estruturas modulares, com capacidade para 30, 50 e 100 carcaças, que serão instaladas junto aos centros comerciais dos municípios, onde funcionam boxes para comercialização de carnes”, explica o deputado.

Durante a reunião, o secretário Dilson Peixoto recebeu a cópia do projeto sugerido pelo deputado. “Fiquei surpreso pela iniciativa do deputado. Eu e nossa equipe já tínhamos conhecimento do projeto, estávamos em busca de mais informações, quando fui procurado por Diogo já com a cópia dele na íntegra em mãos. Agendaremos uma vistoria técnica in loco nas próximas semanas e, a partir desta agenda, faremos as adaptações, se necessárias, para implantar esta iniciativa que é tão importante para a qualidade de vida da população. Dessa maneira, solucionamos não só a questão da carne de má qualidade que estava sendo ofertada em Santa Cruz do Capibaribe, no matadouro municipal. Levaremos melhor estrutura para todo o Estado”, declarou Peixoto. O presidente da Adagro, Paulo Lima, também estará presente nesta visita.


Entreposto Frigorífico - Neste processo, de acordo com o programa pioneiro da Bahia, as carcaças saem dos frigoríficos e vão para os entrepostos, dotados de equipamentos feitos em inox, onde os marchantes e açougueiros fazem a desossa, separando os tipos de carne de acordo com os hábitos e costumes de cada região. Ainda nessa estrutura, há uma pequena câmara frigorífica acoplada onde é utilizada para os miúdos. Depois de trabalhada no entreposto, a carne é levada para os balcões frigoríficos instalados nos boxes dos centros comerciais, equipados com serrafita e balança, formando um módulo que dá a concepção final à cadeia da carne. 

Sertânia - Na reunião, foi tratada ainda Sobre Sertânia, no Sertão do Moxotó, o deputado Diogo Moraes tratou, ao lado do chefe de gabinete do prefeito Ângelo Ferreira, Paulo Henrique, da doação do terreno da Fazenda Sussuarana, pertencente ao estado, para o município.

Foto: Edilson Junior/SDA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara