Ano letivo na rede pública de Pernambuco tem início com novas escolas de tempo integral

governador Paulo Câmara anunciou reforço de mais 24 unidades do modelo integral, além da ampliação da carga horária de 105 escolas regulares da rede
A maior rede de ensino integral do Brasil ganhou um importante reforço neste começo de ano. Mantendo seu compromisso com o fortalecimento permanente da educação em Pernambuco, o governador Paulo Câmara aproveitou a cerimônia de abertura do ano letivo 2019 da rede pública estadual para anunciar o incremento de 24 novas escolas de tempo integral. Com o reforço, o Estado passará a somar 410 unidades do modelo em funcionamento, sendo 366 Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) e 44 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). 
A solenidade de abertura do ano letivo foi realizada na Escola Pedro Augusto Carneiro Leão, na Zona Norte do Recife, onde o governador também inaugurou a nova quadra poliesportiva da unidade e anunciou a ampliação da carga horária de 105 escolas regulares da rede, passando de 833 horas para 1.000 horas. “São mais de mil escolas iniciando as atividades hoje, sendo 410 funcionando em tempo integral. Nosso objetivo é fazer com que o ensino público de Pernambuco cumpra seu papel de formar mais alunos, formar bem, e que esses alunos tenham condições de, a partir da educação que é oferecida pelo Estado, alcançar seus sonhos de cursar universidades, arrumar bons empregos e de ter na educação um grande valor para o futuro”, frisou Paulo Câmara.
Das 24 novas escolas em tempo integral, 23 são EREMs e uma é técnica, localizada em Bom Conselho, no Agreste pernambucano. Esta última será inaugurada oficialmente ainda este mês, pelo governador. As novas unidades contemplam todas as regiões do Estado, conforme explicou o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amâncio. “Para nós é um momento histórico estar iniciando as aulas com novas 24 escolas de tempo integral em todo o Estado. Isso significa que mais da metade dos nossos estudantes do ensino médio já estão em escolas de tempo integral, então a gente começa mais um ano com o pé direito, com novos motivos para comemorar”, enfatizou.
Com a novidade, 57% das vagas ofertadas no ensino médio em Pernambuco serão atendidas por unidades de regime integral, antecipando e superando a meta do Plano Nacional de Educação para 2024. Até o momento, as escolas que ofertam esse modelo já contam com 143.156 estudantes matriculados. A rede pública estadual possui, atualmente, 1.060 escolas, sendo 352 na Região Metropolitana do Recife, incluindo Fernando de Noronha; 153 no Agreste; 152 na Zona da Mata; e 403 no Sertão do Estado. No total, cerca de 580 mil estudantes são beneficiados. 
QUADRA VIVA – A nova quadra poliesportiva da Escola Pedro Augusto Carneiro Leão, inaugurada pelo governador, conta com uma área total de 442m² de cobertura, com dimensões de 17m x 26m, incluindo arquibancada e equipamentos esportivos. Com um investimento de R$ 369 mil, o equipamento integra o Programa Quadra Viva, que já contemplou um total 80 escolas da rede estadual até o momento. Outras 40 unidades estão em construção, dentro do planejamento de chegar ao final deste ano com 114 novas quadras cobertas em todo o Estado. 
“Esse espaço não será utilizado só para aulas de educação física e práticas esportivas. Tornará possível a realização de outras atividades e ações, favorecendo não só o desenvolvimento dos nossos estudantes, mas também aproximando muito mais a família e a nossa comunidade da escola”, declarou a gestora da unidade, Cléia Cabral, agradecendo a homenagem feita ao seu pai, Pedro Herculano Cabral, que deu nome ao novo equipamento poliesportivo.
A aluna Letícia Gabriela, do 7º ano do ensino fundamental II, comemorou a volta às aulas com o novo espaço, que contemplará as diversas atividades de esporte, lazer e cultura. “Estou muito feliz por começar o ano letivo e ter ganhado essa quadra linda, onde a gente vai poder ter as aulas de educação física. Antes, a gente dependia de o salão de entrada estar vazio, e era muito difícil. Hoje, a gente tem essa quadra nova e também ganhamos ar-condicionado nas salas, que traz mais conforto”, avaliou a estudante, de 11 anos de idade. Letícia toca flauta transversa e sonha se tornar musicista da Aeronáutica.
CARGA HORÁRIA AMPLIADAUm total de 105 escolas regulares da rede pública estadual passarão, este ano, a cumprir 1.000 horas. Com uma ampliação de 167 horas, os estudantes terão seis aulas por dia, com a inclusão de uma aula a mais de Língua Portuguesa, uma de Matemática, duas de Projeto de Vida e Empreendedorismo, além de uma disciplina eletiva.
Outra novidade deste ano é o aumento das unidades que oferecem a dupla jornada, experiência exitosa iniciada em 2016. Agora, são nove unidades nesse formato, com turmas estudando das 7h às 14h e outras das 14h30 às 20h40. O Estado implantou também, em seis unidades, o tempo integral para as duas etapas: anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A iniciativa permitirá que uma maior quantidade de jovens tenha acesso a essa modalidade de ensino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia