O oleiro e o vaso, por Dário Gomes*

Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão

(Parte 1)

A Palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. (Jeremias 18: 1-6).

Hoje vamos começar a considerar sobre um dos temas mais comentados que encontramos nas Sagradas Escrituras: O vaso do oleiro.

No texto bíblico sempre encontramos a exemplificação tendo Deus, o Pai, como sendo o oleiro e nós somos o barro do qual o oleiro formou o vaso. Fomos tirados do pó assim como o foi o vaso, a matéria prima da qual foi feito o ser humano é a mesma que forma o vaso, daí a comparação. 

Também a própria bíblia chama nosso corpo de vaso: Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; ( I Tessalonicenses 4:4). A palavra “`Vaso” toma aqui a forma genérica de corpo.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7. 

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Eclesiastes 12:7.

Quem tudo criou foi o próprio Deus conforme foi revelado ao Profeta Jeremias: E lhes ordenarás, que digam aos seus senhores: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Assim direis a vossos senhores: Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, e com o meu braço estendido, e a dou a quem é reto aos meus olhos. Jeremias 27:4-5.

Como Deus conseguiu fazer? Filipenses 3:21 (b) Segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

Para uma comprovação cientifica citamos uma matéria da Revista Superinteressante .

Pegue 21 elementos da tabela periódica da Química. Carregue nas porções de oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e carbono e dê uma pitadinha dos 17 que faltam. Assim é preparado o corpo humano, uma combinação metabólica feita na medida certa. Mas, cuidado: se faltar algum item nesta receita, a mistura pode desandar. https://www.super.abril.com.br/ciencia/a-formula-do-corpo/ 

Todos os elementos citados estão na crosta terrestre, e é válida a observação de que o homem foi tirado da terra, e não somente do barro, a referencia ao barro é porque este constitui-se de elementos da terra propriamente ditos. Deus, em sua eterna sabedoria, deu ao escritor do Genesis a seguinte revelação: E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7.

Também vale citar matéria do Portal Uol ciência sobre a formação da vida: 

Argila pode estar na origem das células

O ingrediente que faltava para reunir as moléculas orgânicas da Terra primordial numa membrana, formando um esboço de célula, pode ter sido uma simples fôrma de argila - um pó ou pasta acinzentada comum em diversos lugares do planeta.

É isso o que sugerem experimentos feitos por cientistas norte-americanos, nos quais a mera adição desse condimento mineral multiplicou em cem vezes a tendência de ácidos graxos (as moléculas que compõem os lipídios ou gorduras) de formar uma membrana de camada dupla, parecida com a que todas as células bacterianas, animais ou vegetais ostentam até hoje.

Esse projeto de célula, no entanto, vai muito além da mera formação: ele também consegue "crescer", incorporando mais partículas de ácido graxo espalhadas nas proximidades, e até se "dividir" embora precise de um certo grau de estímulo dos pesquisadores para conseguir realizar essa última proeza...

Biblicamente e cientificamente há uma forte relação entre a terra e o ser humano, daí o pressuposto de começarmos nosso pequeno esboço sobre o oleiro e o vaso a partir dessas comprovações, de agora por diante discorreremos sobre a relação: O oleiro e o barro.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e atual gestor na cidade de São José do Egito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia