Joaquim Barbosa anuncia que não será candidato à Presidência

O ex-presidente do STF alegou motivos pessoais para não disputar o Planalto nas eleições de outubro

Bernardo Bittar - 
Especial para o Correio

(foto: Evaristo Sa/AFP)

Pelo Twitter, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ministro aposentado do tribunal Joaquim Barbosa, anunciou que não vai mais concorrer à Presidência da República nas eleições de outubro. O magistrado alegou "motivos pessoais" para a desistência. Joaquim tinha 14 milhões de simpatizantes declarados, cerca de 10% do total das intenções de voto, mesmo antes de concretizar sua pré-candidatura do Planalto.

Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), Joaquim parece não ter se convencido sobre a própria candidatura. Com pinta de outsider, o ministro aposentado disse em abril que "ninguém se importa" com sua decisão de concorrer, ou não, à Presidência. A declaração ocorreu em seguida ao anticlímax da apresentação de Barbosa no terreno do partido.

Dirigentes pessimistas tentaram montar a estratégia reflexiva que viabilizasse o ministro aposentado, que preferiu não se desgastar. Conhecido após ser relator do Mensalão no STF, Joaquim despertava mais interesse em eleitores das classes A e B. Uma estratégia do partido era popularizar o nome dele, fazendo a ligação entre a atuação dele como ministro com a candidatura. Não foi desta vez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia