O fundo de uma agulha, por Dário Gomes

Existem coisas que para o ser humano se tornam difíceis, outras são impossíveis, mas para Deus todas as coisas são possíveis.

PASTOR DÁRIO GOMES
Quem já fez algum trabalho de costura manual deve saber a dificuldade que se tem, em se passar uma linha pelo fundo de uma agulha. A tarefa se torna ainda difícil de se realizar se estivermos com pressa ou se a visão não ajudar ou ainda a iluminação for fraca. Mesmo assim é possível fazer. Agora imagine tentar fazer um camelo passar pelo fundo de uma agulha. Com certeza, é tarefa impossível.

Disse então Jesus aos seus discípulos: 

- Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 

Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: 

- Quem poderá, pois, salvar-se? 

E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: 

- Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. (Mateus 19:23-26)

Ao falar sobre a possibilidade de um camelo passar pelo fundo de uma agulha, segundo a bíblia, tenho observado que algumas explicações tem se dado ao termo. Uma delas é que existia, em Jerusalém, uma passagem tão estreita que se chamava fundo de agulha. E, segundo o comentarista é acerca dela que Jesus se referia. Outra alternativa de explicação é a de que, se chama de “camelo” a um cabo de amarrar navios, portanto Jesus se referia ao cabo e não ao animal. Mas são meras especulações, sem valor algum, para a explicação das palavras do mestre.

Em outra passagem Bíblica, encontramos Jesus usando de uma figura de linguagem, a hipérbole. 

- Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo. (Mateus 23:24)

Segundo o dicionário on-line hipérbole é: figura de linguagem expressiva que enfatiza através do exagero da significação linguística. 

No caso “Engolir um camelo” Jesus usa de um exagero linguístico para mostrar quanto os homens apuram pequenas coisas e deixam passar despercebidas grandes coisas, porém no caso do camelo passar pelo fundo de uma agulha, não se trata de uma hipérbole, simplesmente Jesus estava mostrando que, se um homem amar as coisas materiais mais do que a Deus, com certeza será impossível este alcançar a misericórdia daquele. 

Ora é de se ver que muitos ricos serviram a Deus no velho testamento e no novo também. Homens que, embora tivessem grandes riquezas, mantinham plena dependência de Deus. Abraão, Isaque, Jacó, Salomão, Jó, José de Arimatéia, Zaqueu, Nicodemos, e também muitas mulheres que sustentavam o ministério de Cristo com suas fazendas. Não era fato de serem ricos que os impediam de servirem ao mestre. O que separa o homem de Deus não é o dinheiro e sim o amor ao dinheiro.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (I Timóteo 6:10)

Se o coração do homem está preso às coisas materiais, não é difícil, mas impossível que esse homem alcance a Deus. É dessa impossibilidade que Jesus se referia, pelo fato de que, não podemos servir a dois senhores.

- Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!- Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a “Mamom”.(Mateus 6:19-24)

Jesus não falava de uma porta em Jerusalém, nem de uma corda denominada “camelo” e nem estava usando de uma hipérbole, Ele falava da impossibilidade de alguém que ama o dinheiro, vir amar a Deus sobre todas as coisas.

Deus pode, se assim quiser, salvar o rico que ama o dinheiro, como? Da mesma maneira como Ele age para fazer um camelo passar pelo fundo de uma agulha, mas isso está no âmbito dos impossíveis que só Deus pode fazer.

E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

Um abraço e até a próxima, se Deus quiser.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia