O pedido, por Dario Gomes

DARIO GOMES*
Eram doze homens, postos aparentemente em posição de igualdade. Todos chamados da mesma forma, da mesma maneira. De lugares e situações diferentes, todos foram chamados. Um de debaixo de uma figueira, outro da alfândega, outros da pesca, outros da escola de João Batista, enfim de vários lugares, os doze, os chamados.

Mateus 10:2-4 - Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

Daí por diante todos eles teriam a oportunidade de demonstrar suas habilidades se: líderes, evangelistas, administradores, enfim dariam continuidade à obra iniciada por Jesus, ocupariam, cada um per si, o seu próprio lugar diante da igreja recém inaugurada. 

As habilidades humanas, que são: trabalho, dedicação, linguagem polida, capacidade de administração, idiomas e outros fatores falam da formação cultural e secular que cada um tem para ajudar na obra de Deus, porém, a chamada ministerial, o amor, compaixão, revelação, o entender as pessoas em seus muitos e vários problemas, o desejo por resgatar almas, e a capacidade de suportar além mais do que, humanamente suportamos, são capacidades que o Espírito Santo nos dá para que possamos realizar a obra de Deus.

Aqueles doze foram chamados pelo Mestre e cada um desenvolveu sua própria habilidade de mostrando assim a capacidade de cada um e, juntos eles formariam o melhor e mais sublime colégio de ministros que o mundo conheceu. O Colégio Ministerial de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Tudo parecia bem até que, um dia, uma mãe muito cuidadosa e solícita se aproxima Dele, com seus filhos, e faz-lhe um pedido, um pedido especial e que somente Ele poderia conceder.

Mateus 20:20 - Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E Jesus lhe diz: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.

Imaginando que, ao sentar num trono, só exista dois lados: o direito e o esquerdo, e que a concorrência seria de 6 para cada lugar, ela não queria correr o risco de ver seus filhos não ocupando posição tão que privilegiada. Ela queria garantir a primazia de seus filhos diante de Deus.

Se observarmos, os dois filhos de Zebedeu já tinham um certo destaque, afinal Jesus os havia convidado para algumas reuniões que não participaram os demais. (Marcos 9:2) E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;

O evangelista Marcos relata a transfiguração no capítulo 9 e no capítulo 10 o pedido para estarem um e outro a direita e esquerda do Mestre. O estreito relacionamento entre Jesus e eles, levou-os a um pedido mais que incoerente, embora pareça bastante formidável. Mateus também relata a transfiguração antes da petição, resultando com isso, que fazia sentido tamanho pedido, porém ao fazer tal pedido, ela junto com seus filhos, acirra uma teima que já havia entre eles, os apóstolos: Quem dentre eles seria o maior no Reino de Deus.

A petição daquela mãe gera uma revolta por parte dos outros dez apóstolos, nos diz o relato bíblico:

Mateus 20:24 - E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos.

Agora Jesus teria que contornar a situação e o mal estar gerado e começou a explicar-lhes e ensinar-lhes acerca dos que querem ter primazias entre os homens ou sobre os homens. 

Mateus 20:25-28 - Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Aqueles doze homens tiveram o maior privilégio que um homem pode ter na terra, fizeram parte do seleto número de doze que compunha o ministério de Cristo, independentemente se estavam à direita ou esquerda dEle, eles estavam com Ele. Eles foram chamados e escolhidos por Ele. 

Ocupar tamanha posição já é o suficiente para agradecer a Ele por tudo que Ele nos tem feito.

Jesus não nos escolheu porque alguém pediu ou solicitou ou ainda se aproveitou de um momento de intimidade com Ele, o motivo de sua Escolha foi o seu imensurável amor com que nos amou. Ele nos fez reis e sacerdotes. Apocalipse 1:6 - E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.

A esperança de um dia entrar na sua Glória, será a mais sublime posição que um ser humano pode alcançar, se na direita ou esquerda não importa, pois o que importa é, um dia, estarmos lá na presença Dele. Colossenses 1:27

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia