Distantes no plano nacional e unidos no Estado

Por Márcio Didier
Editor do Blog da Folha



Ministros do governo Temer marcaram presença no São João da Macambira, em Caruaru (Foto: Bruno Campos/Folha de Pernambuco)

Durante os oito anos da gestão no Estado, o então governador Eduardo Campos conseguiu a convivência respeitosa, sob o mesmo sombreiro e em determinados momentos, de siglas como DEM e PP e PCdoB e PT. Um equilibrista no circo de letras na fauna política do Estado.

Involuntariamente, o movimento do governador Paulo Câmara de expurgar alguns empecilhos ao projeto do PSB no Recife, como a retirada do Governo do DEM e PSDB, provocou, guardadas as proporções e o momento político, efeitos similares na noite desta sexta-feira (17).

O São João da Macambira, promovido pelo ex-governador João Lyra, pai da pré-candidata do PSDB à Prefeitura de Caruaru, Raquel Lyra, uniu os desunidos no plano nacional. Mostrou a fatura de uma coligação ampla em excesso e o quanto o pote cheio de mágoas na política está (pronto) a transbordar. Mostrou, enfim, uma oposição unida no plano estadual.


Pré-candidatas no Recife, Priscila Krause, em Caruaru, Raquel Lyra, e em Olinda, Isabel Urquisa, durante o evento (Foto: Bruno Campos/Folha de Pernambuco)

“Tem muito golpista nesta festa”, disparou um aliado da presidente Dilma Rousseff, ao constatar que três ministros do governo interino de Michel Temer, todos os tucanos de alta plumagem e os poucos representantes democratas do Estado marcavam presença.

Diferentemente do ano passado, quando o governador Paulo Câmara e toda o seu entourage estavam presentes, poucos socialistas marcaram presença no evento. Apenas um dos vice-presidentes da sigla, Luciano Vasquez, muito ligado a João Lyra, o primeiro secretário da Alepe, Diogo Moraes, companheiro de Parlamento de Raquel; e Antônio Campos, que tem faixa própria no PSB. Fora isso, mais ninguém. A massa socialista marcava ponto a 135 quilômetros dali, no Forró dos Namorados do prefeito Geraldo Julio.


Titular da pasta de Cultura, Marcelo Calero marcou presença no evento 
(Foto: Bruno Campos/Folha de Pernambuco)

Na Macambira, que reuniu um público bem maior do que o ano anterior, estavam os ministros Mendonça Filho (Educação), Bruno Araújo (Cidades), que passaram um bom tempo conversando no estacionamento, e o titular de Cultura, Marcelo Calero, que foi devidamente apresentado por assessores de Mendonça às comidas de milho. Conheceu, mas não provou nada da mesa repleta de gordices juninas.


Ministros, Bruno Araújo e Mendonça Filho conversaram reservadamente 
(Foto: Bruno Campos/Folha de Pernambuco)

Além deles, o ex-ministro Armando Monteiro Neto, que chegou com toda a cúpula dilmista do PTB, PTdoB (Silvio Costa) e PRB (Silvio Costa Filho).

Todos juntos. Todos tramando, no melhor sentido da palavra, as perspectivas para a disputa de outubro. Não desdenharam da ausência do governador Paulo Câmara. Apenas não comentaram.

Preferiram os cálculos matemáticos sobre quem é mais forte no Recife, qual a dupla que irá para o inédito segundo turno em Caruaru (Tony Gel e Raquel Lyra estavam disparados na bolsa de apostas) e quantos prefeitos cada um dos partidos fará. Simples assim, como se vivessem num Estado paralelo, o da oposição em Pernambuco, sem o jugo do PSB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia