DESCANSE EM PAZ, MESTRE MANUEL EUDÓCIO !


Do G1 Caruaru
O enterro do mestre Manuel Eudócio foi acompanhado por centenas de pessoas neste domingo (14), no cemitério Parque dos Arcos, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O sepultamento aconteceu no final da tarde. O artesão, de 85 anos morreu na noite do sábado (13), no Hospital Mestre Vitalino. 
Ao G1, parentes disseram que ele foi internado com suspeita de febre chikungunya. Em nota, a unidade hospitalar disse que a morte foi causada por complicações de insuficiência renal crônica.
De acordo com a neta do artesão, Ana Karine Rodrigues, "ele já vinha com o quadro de saúde difícil por conta da diabetes e de problemas nos rins". Após a morte do mestre Manuel Eudócio, aprefeitura de Caruaru decretou luto oficial de três dias. Neste domingo, políticos e amigos lamentaram a morte do artesão.
O velório foi realizado na Igreja Congregação Vale da Benção, que era frequentada pelo artesão, no Bairro Alto do Moura. Pela manhã, políticos, amigos, artesãos e admiradores da arte do mestre prestaram a última homenagem ao artesão.
Manuel Eudócio foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Ele nasceu em Caruaru em 28 de janeiro de 1931 e tinha mais de 70 anos de carreira. Iniciou os primeiros passos na arte de modelar o barro aos 8 anos de idade, com ajuda da avó, e o tempo não permitiu que perdesse o tato e o manejo para a execução do ofício. Foi um dos homenageados na edição 2015 do São João de Caruaru.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia