O pé de mandacaru, por Dario Gomes

Dario Gomes


Quantas pessoas vivem a reclamar da vida, quantos vivem como se vivessem num inferno, quantos reclamam mesmo tendo de que viver ? É assim que acontece com muita gente. Muitos vivem insatisfeitos mesmo não tendo motivos para tal. 

Cada vez que passamos por algum problema, é como se enfrentássemos uma nova batalha, como se nunca tivéssemos vivido aquele fato. Aí vem o desânimo e faltam forças para lutar, contudo são nesses testes que medimos nossa capacidade de superação. Mesmo nas mais adversas situações é necessário crer e ver que há uma saída e que nada está perdido.

Um dos maiores exemplos de superação é um pé de mandacaru próximo de onde moramos, desde o dia em que o vi, me admirei. Sobre um telhado de uma velha construção, mesmo não tendo terra em sua base para sustentá-lo, lá está ele, imponente, vistoso, dando-nos uma lição de que, mesmo nas mais difíceis circunstâncias, é possível viver e ainda dar flores. Durante todo o tempo de sua existência vieram-lhe muitas tempestades e a última dessas tempestades foi a de ventos que chegou a derrubar outdoor, postos de gasolina, telhados, antenas, entre outros prejuízos, mas ao final da dita cuja , qual não foi nossa surpresa, em ver que o pé de mandacaru está lá , mais vivo que nunca. Parece-me que ele desafia as mais terríveis intempéries e sai vencedor, como um rei vindo, vitorioso, de um campo de batalha. Na mais terrível seca que atravessamos de onde ele tira o alimento para sua sobrevivência? Quanto tempo ainda suportará? Só Deus pode responder. 

Esse pé de Mandacaru me diz que, enquanto muitos reclamam da vida, mesmo tendo o que vestir e o que comer, ele, nada tendo, luta pela sua sobrevivência, e quanto mais os anos passam, mais forte ele se torna.

Talvez o motivo de muitas pessoas serem derrotadas é pelo fato de nunca estarem satisfeitas com o que possuem e nessa insatisfação vivem como se não tivessem condições de viver.

A Bíblia diz: Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força será pequena. Provérbios 24.10.

É preciso reagir, dar o primeiro passo, rumar para um objetivo, porém se este não for alcançado, levantar a cabeça e tentar de novo, nunca devemos nos render ante as dificuldades que surgirem. Se as lutas forem tamanhas busque ajuda, busque a Deus. Oração e trabalho sempre foram duas forças que fizeram os maiores vencedores deste século.

Pela oração o homem usa a fé, pela fé o homem crê, pelo trabalho o homem age, em conformidade de sua fé. 

Também de nada adianta crer e não agir. Uma batalha não se vence esperando, mas sim lutando.

O profeta Elias, depois de uma grande batalha espiritual, ficou debilitado, e entra em uma caverna para se queixar da sua sorte. I Reis 19:9 - E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? 

Deus não deixa que seus filhos fiquem à mercê da sorte, mas ordena que se levantem e trabalhem e façam o que ainda é preciso.

I Reis 19:15-16 - E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.

De nada adiantava o profeta ficar dentro de uma caverna, como se aquilo fosse o fim de tudo, era preciso se levantar e trabalhar, ungindo aqueles que o Senhor queria que fossem ungidos. 

Se, por ventura, nos acharmos insatisfeitos por algo, lembremo-nos do pé de mandacaru que, mesmo não tendo a mínima condição de vida, todo ano floresce e assim nos dá uma grande lição de vida.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia