Você sabe resolver problemas?

Resolver um problema sem provocar outro é uma tarefa muito difícil

Por Dário Gomes*
Muitos conselheiros tentam soluções para ajudar pessoas em crise e alguns deles acabam se envolvendo em demasia no problema a ponto de trazer o problema para si, o problema que era de outrem acaba sendo seu, porém existem pessoas que detém a capacidade de resolver problemas ou de forma natural ou porque estudou para tal, é por isso que, atualmente, temos muitos profissionais formados na área da psicologia. A ciência tem feito sua parte para facilitar a vida dos problemáticos. 

Ouvi, certa vez, uma estória que narrava o seguinte:

Um viajante montado em seu camelo ia passando por uma localidade e encontrou três irmãos discutindo entre si por causa de uma herança deixada por seu pai que, cuja conta era de 19 camelos, o primeiro filho teria direito a metade dos camelos, o segundo teria direito a ¼ e o terceiro teria direito a 1/5 da herança. Ao tentarem fazer a partilha, esbarraram-se em números impares e como nenhum queria perder para o outro, a confusão estava feita. Foi aí que o viajante se ofereceu para solucionar o problema e o fez da seguinte maneira: Ele ofereceu seu próprio camelo para juntarem aos 19 camelos que os irmãos tinham e assim poder fazer a devida partilha entre eles e agora sendo em número de 20 camelos ficara mais fácil fazer a divisão.

O viajante falou ao primeiro; Você teria direito a metade dos camelos que seriam 9,5 camelos e agora recebes 10, estais satisfeito? O primeiro respondeu: Oh! Claro que sim e saiu muito feliz. Ao segundo, o viajante falou: Você teria direito a ¼ da herança e portanto terias 4,75 camelos e eu lhe ofereço 5 camelos, você aceita? Com certeza, respondeu-lhe o segundo. Ao terceiro, o viajante falou: E você teria direito a 1/5 que comportaria em 3,8 camelos e eu lhe ofereço 4 camelos, você concorda? O terceiro se mostrou satisfeito e também se foi. Após ter feito a devida partilha entre os irmãos, percebe-se que ainda sobrara 1 camelo, então o viajante o tomou e também foi-se a prosseguir o seu caminho, satisfeito por ter conseguido resolver aquele problema, sem ter tido prejuízo algum.

Quantas pessoas, na tentativa de ajudar, acabam prejudicando, ou ainda tomando partido, outros há ainda que, aparentemente querem ajudar e as vezes só querem ficar ciente do fato para poderem anunciar a outros.

Quando estamos envolvidos em um problema, a nossa capacidade de raciocínio diminui e mesmo procurando por uma solução, não a encontramos tão fácil, a mente não responde com a mesma velocidade e aquilo que seria fácil torna-se muito difícil, é por esta causa que muitos não suportam e atentam contra a própria vida. 

Lembre-se de que muitos se aproveitam da incapacidade de raciocínio que temos em um momento de aperto e se aproveitando-se da situação, acaba nos lesando .

Então, pare, pense, reflita. Não tome iniciativas se não estais em condições de tomá-las. Conte até dez, vinte ou trinta ou até quanto quiser. Deixe para resolver em outro dia. Procure ajuda e desabafe com uma pessoa de confiança, ouça um conselho, nunca haja impulsionado pela ocasião. 

Não compre nem vendas se você não está em condições de avaliar os ganhos ou prejuízos. Não se deixe levar pelo desespero. Sempre haverá alguém que poderá ajudar, aconselhar e corrigir se estivermos errado ou equivocados. Lembre-se de que o que está de fora da causa tem uma visão ampla da situação e com certeza tem muito mais condição de dar uma opinião. No caso dos camelos a solução estava bem perto, porém aqueles homens não a viam.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia