Conheça os mitos e verdades sobre a Lei Seca

Coordenador executivo da operação, André Cavalcanti, tira as dúvidas dos motoristas


Com a ampliação da Lei Seca nos horários da manhã, tarde, noite e madrugada - já neste carnaval - os foliões precisam estar atentos a algumas regras para não caírem “desavisados” nas malhas da operação. Usar enxaguante bucal com álcool antes de dirigir, conduzir o veículo com ressaca ou comer um bombom com licor e pegar na direção dão multa? Os mitos e verdades sobre o que realmente rende flagrante na Lei Seca são muitos, mas nem sempre a população tem acesso à informação verdadeira. O tenente-coronel André Cavalcanti, coordenador-executivo da operação, tira as dúvidas. Ao todo, nove equipes atuarão durante a folia na Região Metropolitana do Recife e em algumas cidades do interior. A partir de março, a operação começa para valer.

Mito: usar enxaguante bucal com álcool e dirigir resulta em multa.
Verdade: a presença do álcool do enxaguante somente será percebida pelo bafômetro se o motorista tiver usado o produto quinze minutos antes. Se o intervalo de tempo for maior e o motorista ainda lavar a boca com água para eliminar o álcool da mucosa bucal, o aparelho não irá acusar a presença da substância. “Por isso a equipe da blitz pede à pessoa para esperar um pouco e lavar a boca se o resultado der positivo, pois se ela usou somente enxaguante, o equipamento vai apontar presença zero de álcool no segundo teste”, explicou Cavalcanti. Ele alertou que usar o enxaguante - disponível em alguns restaurantes - para disfarçar o uso de bebida alcoólica não funciona. O mesmo vale para bombom com licor e medicações à base de álcool, pois nesses casos a substância vai direto para o sangue.

Mito: dirigir com ressaca não resulta em multa.
Verdade: segundo o oficial, há possibilidade de multa para um motorista que bebe até a madrugada e dirige pela manhã, pois não existe tempo mínimo para o organismo liberar totalmente o álcool da corrente sanguínea. “Isso vai depender de muitas variáveis: se o fígado funciona bem, o tipo da bebida, a quantidade ingerida, se bebeu com alguma comida, o tipo do alimento”, destacou. A dica é comprar um bafômetro descartável em farmácias, que custa em torno de R$ 10,00, antes de sair de casa.

Mito: não há problema com a Lei Seca se o motorista fumar maconha e dirigir.
Verdade: o tenente-coronel explica que o Código de Trânsito fala da embriaguez provocada pelo álcool e das condições psicomotoras alteradas por qualquer outro tipo de droga, incluindo medicações e maconha. “Se o motorista está sem condições psicomotoras e pondo em risco a vida de outras pessoas, pode ser multado na blitz. Infelizmente, não temos equipamento para detectar a presença de outras drogas, mas o policial tem poder de verificar isso, como cheiro de maconha no carro, pupila dilatada e falta de equilíbrio ao caminhar para fazer o teste, por exemplo, são indicativos”, comentou.

Mito: a operação aborda mais homens que mulheres.
Verdade: o policial não distingue se o motorista é homem ou mulher, principalmente à noite, por conta dos faróis dos carros, ou mesmo de dia, por conta das películas escuras dos vidros. “Muitas vezes o casal está embriagado e a mulher dirige para despistar, enquanto o marido se comporta como se estivesse muito bêbado. Isso não funciona, pois iremos fazer o teste na mulher. Também há motoristas que dão ‘bandeira’, desviando a faixa quando veem a blitz, por exemplo, e nesse caso eles têm grandes chances de serem abordados”, alertou.

Mito: uma pessoa embriagada de carona em um veículo conduzido por motorista alcoolizado também recebe multa.
Verdade: a multa somente será aplicada ao carona se ele for dono do veículo e tiver permitido a direção à pessoa embriagada.

Do Diario de Pernambuco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia