BOMBEIROS CIVIS PEDEM SOCORRO


Neste domingo (23) os Bombeiros Civis de Santa Cruz do Capibaribe realizaram treinamento na área externa do Complex Rota do Mar. Eles são associados à ABCAPE e são voluntários, a maioria é profissional da área de saúde. Os associados são em torno de 35 membros e trabalham na área de prevenção e combate de incêndio e também no socorro de vítimas de acidentes.


Entre exercícios de simulações de incêndio e primeiros socorros entrevistei a Luzia Ferreira, ela que é bombeira civil desde 2010 e associada à ABCAPE. 

Na entrevista ela fala das dificuldades enfrentadas e do pouco caso com que o poder público tem tratado esses profissionais. 

"Aqui em Santa Cruz espero que um dia o município possa fazer a brigada municipal ou o bombeiro municipal, que já existe no Brasil em algumas cidades, aqui em Pernambuco só existe no Cabo de Santo Agostinho. A gente acredita que logo seja implantada em todas as cidades devido a deficiência que nós temos desses profissionais. Os bombeiros militares são poucos para a quantidade de cidades, por isso creio que em Pernambuco só 50% das cidades tenham bombeiros militares. Com isso são sobrecarregados. Espero que um dia os municípios olhem para esse lado e abram concursos para esses profissionais que somos nós, Bombeiros Civis", falou Luzia.



"O intuito maior nosso é o da prevenção. Porque se a gente prevenir a gente economiza e se antecipa para que o sinistro não aconteça. Para isso todos os bombeiros civis são treinados não só para incêndio, mas para os demais atendimentos na área preventiva", continuou.

"Nós já procuramos alguns órgão públicos e na Câmara de Vereadores o vereador Afrânio Marques colocou em pauta uma lei que não obriga, mas diz que o município deve ter uma Brigada de Incêndio. Com isso entramos na pauta e em alguns eventos somos contratados. Os contratantes quase sempre contratam bombeiros em número menor que o estipulado por lei, mas isso já foi um início e esperamos que a lei seja obedecida. Nós também entregamos uma proposta ao prefeito Edson Vieira. Isso faz mais de um ano e ainda estamos aguardando a resposta, pois até essa data não obtivemos retorno dessa proposta. Esperamos que vereadores e demais representantes públicos possam olhar essa proposta e façam com que ela seja aceita. Só assim teremos melhoras substanciais não só na prevenção e combate de incêndios, mas também no atendimento pró hospitalar. Vemos aqui em Santa Cruz uma quantidade enorme de acidentes. Digo isso porque trabalho no Hospital Municipal e vejo a quantidade de acidentados que ali chegam", salientou a bombeira civil.


"Nós conseguimos para o município uma Associação e um Núcleo da ONG estadual de Bombeiros Civis que trabalha voluntariamente. Esperamos que o Poder Público abrace nossa causa", finalizou Luzia Ferreira.

Para conhecer a lei que dispõe sobre a profissão de Bombeiro Civil CLIQUE AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia