Mídias sociais digitais. Chegou a hora de entrar?

 
Mídias sociais digitais, chegou a hora da minha empresa entrar neste universo?

Confira a resposta da Intertotal.

Setenta milhões de usuários brasileiros no Facebook, mais de 100 milhões de brasileiros com acesso à internet, pessoas reclamando veementemente das marcas e dos políticos na web e você se perguntando se está na hora de entrar neste universo.

Fique tranquilo, muita gente faz a mesma pergunta todos os dias. Mas, antes de construir uma resposta concreta, voltemos um pouco no tempo.

Em 1999, Rick Levine, Christopher Locke, Doc Searls e David Winberger escreveram 95 teses sobre a revolução e o impacto causado pela informação e a internet nas pessoas, no mundo e claro, nas empresas. Este documento foi chamado de The Cleutrain Manifesto. 15 anos se passaram e não é que o manifesto tinha razão sobre tudo, e o melhor, é que essas mudanças chegaram até o nosso mercado, Nordeste, Pernambuco, Recife, Caruaru etc.

Veja que trecho atual:
 “Estes mercados são conversações. Seus membros se comunicam em uma linguagem que é natural, aberta, honesta, direta, engraçada e muitas vezes chocante. Quer seja explicando ou reclamando, brincando ou séria, a voz humana é genuína. Ela não pode ser falsificada.
              (…)
A maioria das empresas, por outro lado, apenas sabem como falar na linguagem calma, sem-humor e monótona da missão corporativa, prospectos de marketing, e o sinal de ocupado sua-ligação-é-importante-para-nós. O mesmo antigo tom, as mesmas antigas mentiras. Não é de se espantar que mercados conectados não têm respeito por empresas que não querem falar como eles.

A internet muda tudo, diz uma das 95 teses. Não só muda, como continuará mudando. Mudou a forma de comunicar, muitas empresas usam o humor para isso. Acompanhe o perfil do Ponto Frio no Twitter, ou da prefeitura de Curitiba no Facebook. Eles propuseram diálogos intensos, não-lineares e desobedecendo a todas as lógicas postas da nossa relação com os consumidores, ou naquilo que se entende como diálogo empresa-consumidor.

Então, está na hora da minha empresa fazer parte desse diálogo? Sim, está na hora. Mas você e a sua empresa estão preparados para esse novo diálogo? Você está preparado para se comunicar de forma diferente com seu consumidor, está preparado para perceber que ele ignora sua marca ou suas promoções e ofertas? Você está preparado para perceber que pode falar sozinho? Que a sua verdade não é a verdade que os consumidores veem?

Essa nova dinâmica exige um nova postura de gestão na sua empresa, uma nova dinâmica na forma de passar as informações de se relacionar com a agência de comunicação. Não se trata de aprovar ou desaprovar peças ou campanhas, mas de se integrar à construção da ideia e fazer apostas. Sim a palavra é aposta, visto que não há modelos de sucesso consolidados ou fórmulas a serem seguidas. São tempos turbulentos de mudanças intensas em que você, sim, você pode ser a mudança e a referência para os outros.

Se você tem coragem suficiente para mudar e continuar vivo no mercado, abrindo novas oportunidades para sua empresa e crescendo, como a grande maioria busca, procure parceiros para fazer isso da melhor maneira possível. Para ajudar nesse raciocínio, deixamos 5 dicas importantes para dar o primeiro passo com mais segurança para mergulhar nesse novo universo.

infografico-01-01

Hélder França é Diretor de Planejamento e Digital da Intertotal Comunicação Estratégica e Professor Universitário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia