Candidatos do PSOL recebem denúncias de sucateamento do Lafepe

Exibindo 20140826_183046.jpg

Em reunião no comitê do PSOL com o candidato a governador Zé Gomes, servidores do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) denunciaram, na tarde desta terça-feira (26/8), o sucateamento a que a empresa pública vem sendo submetida. O encontro, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Farmacêutica de Pernambuco (Sindtrafarma), também contou com a participação dos candidatos ao Senado, Albanise Pires, e a deputado estadual Edilson Silva.

Destinado a produzir medicamentos a baixo custo para a população de menor poder aquisitivo, o Lafepe enfrenta hoje severa carência de funcionários e remédios básicos como dipirona, em suas farmácias. De acordo com o relato do presidente do Sindtrafarma, Jaffe Xavier, a insatisfação da população já levou até a agressões de trabalhadores do Lafepe, que hoje sofrem ainda com demissões sem justa causa. Enquanto as unidades de produção têm maquinário ocioso, aumenta a venda de medicamentos terceirizados, por maior custo.

Para Zé Gomes, o quadro de servidores do Lafepe sofre o mesmo calvário do conjunto dos servidores do Estado de Pernambuco. Segundo ele, nos últimos oito anos, verifica-se, no caso do laboratório, uma política de desmonte na produção, pesquisa e distribuição de medicamentos. 

"O uso da rede pública de farmácias para distribuir medicamentos dos grandes laboratórios desnuda as relações do governo do Estado com este setor econômico que, por origem, deveria ter seus preços regulados pela produção do laboratório estatal”, afirmou Zé Gomes. 

“Há uma opção deliberada de sucatear o Lafepe, para gerar lucro na outra ponta. A indústria farmacêutica é uma das mais ativas no financiamento de campanhas”, acrescentou Edilson Silva.

Da Assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia