Feras do Enem aprendem jogando

Por Anamaria Nascimento
Do Diário de Pernambuco

Vitória aproveita as horas de descanso,pega o smartphone e disputa jogos educativos com os colegas. Foto: Edvaldo Rodrigues/ DP/ D A Press

É possível estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se divertindo? Professores do ensino médio garantem que sim. Se você está se preparando para as provas que dão acesso às principais universidades federais do país e costuma ouvir reclamações ou críticas por estar no computador, pode conciliar o hobby com as obrigações. Jogos com assuntos voltados para vestibulandos fazem cada vez mais sucesso entre os estudantes. Com eles, é possível revisar conteúdos com entretenimento.

A concentração dos adolescentes nas horas de estudo diminui a cada 50 minutos. O ideal, então, é parar um pouco e fazer algo que o mantenha descansado. A recomendação é parar 10 minutos por hora, e os jogos são uma boa opção para ocupar esse tempo. Muitos deles têm instruções simples, de fácil compreensão e são gratuitos. Pela internet, é possível jogar online. Também há opções com download sem custo para jogar no tablet e pelo celular.

Vale lembrar que os jogos devem ser acessados apenas nas horas vagas. O professor de física Felipe Filgueira destacou que essa ferramenta deve ser usada de forma complementar aos estudos em casa e à sala de aula. “Os jogos auxiliam a revisar o assunto, mas não substituem o precioso tempo de estudo dos conteúdos”, aconselhou.

Com os alunos, o professor costuma jogar pelo aplicativo Perguntados, jogo brasileiro de perguntas e respostas que lembra de clássicos do tabuleiro como Master e Perfil. Nele, o jogador responde a perguntas de seis categorias: geografia, artes, ciência, história, esportes e entretenimento. “Os alunos podem ainda criar uma rede, pois o jogo é de disputa entre dois jogadores. É importante checar respostas consideradas erradas pelo aplicativo, pois alguns erros já foram observados. Isso estimula o estudante a procurar informações mais aprofundadas”, indicou Filgueira.

Com o objetivo de conquistar uma vaga no concorrido curso de direito da UFPE, a estudante Vitória Rabello, 17 anos, estuda cinco horas por dia além do tempo que já passa na escola. Nas horas de descanso, pega o celular e disputa partidas em jogos educativos com os colegas. “É uma forma de revisar conteúdos dados na escola e me divertir. Mas só faço isso nos meus intervalos”, contou.

Estude para o Enem com jogos:


1. Enem Wars

Desenvolvimento:
Instituto Canal do Livro

Para estudar:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Como funciona:
O jogador pilota uma nave virtual e atira em asteroides. Quando consegue atingir o corpo cósmico, surgem “caixinhas”. Nelas, aparecem balões com questões de interpretação textual, com um trecho de uma obra, uma pergunta e três alternativas. O jogador deve responder corretamente em até 30 segundos para a nave ficar mais forte
Onde jogar: www.canaldolivro.org.br/enemwars/

2. Jogo da Cabanagem

Desenvolvimento:
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Para estudar:
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Como funciona:
O jogo se divide em etapas de acordo com a Revolta da Cabanagem. O jogador precisa cumprir missões ao longo do game e lembra o movimento Cabano, no Pará do século 19. Na primeira etapa, é mostrado o período pré-revolucionário. A explosão do conflito surge na segunda fase. A última etapa corresponde à tomada do poder em Belém.
Onde jogar:
É preciso entrar no site (www.larv.ufpa.br/?r=jogo_cabanagem), e fazer o download

3. Livro e Game

Desenvolvimento:
Virtual Educação, Cultural e Comunicação
Para estudar:
Redação e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Como funciona:
No jogo, as obras O Cortiço, de Aluísio Azevedo; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e Dom Casmurro, de Machado de Assis, saem das páginas dos livros direto para o universo dos jogos virtuais. O estudante aprende sobre as obras, seus contextos históricos e seus autores participando das aventuras, dramas e vida dos personagens dos livros
Onde jogar: www.livroegame.com.br

4. The Equator *

Desenvolvimento:
Free World Group

Para estudar:
Matemática e suas Tecnologias
Como funciona:
O jogo mistura de Tetris e matemática. O painel se inicia com uma série de quadrados com números. É preciso clicar neles para formar operações de soma, subtração, multiplicação e divisão. Ter raciocínio rápido é fundamental porque os blocos não param de cair. Se a linha chegar ao topo, o jogador perde
Onde jogar: www.freeworldgroup.com/games6/gameindex/the-equator.htm
(O site é em inglês, mas, como o jogo é numérico, não é preciso compreender o idioma)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia