Cuidado: mochila escolar pode provocar sérios danos à coluna

    Do R7

    O ideal seria que o volume carregado não ultrapassasse 10% do peso corporal
 
O ano letivo começa e com ele vem a preocupação: o peso levado pelas crianças dentro das mochilas escolares. Ao serem usadas de forma equivocada, o peso em excesso pode levar a sérios desvios na coluna vertebral, com dores e muito desconforto.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da ABRColuna (Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna), o ideal seria que o volume carregado não ultrapassasse 10% do peso corporal. Ou seja, quem pesa 40 kg deveria carregar, no máximo, 4 kg.

De acordo com o especialista, a falta de um tratamento específico e eficaz pode ocasionar um agravamento das lesões.

O recomendado são malas com rodinhas ou então colocar uma alça da mochila em cada braço, com a divisão correta do peso. O importante também é cuidar da postura desde a infância, evitando esforços prejudiciais e praticando atividades físicas para o fortalecimento dos músculos.

Projeto de lei

Um texto já aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, e que aguarda por tramitação na Câmara dos Deputados, limita o peso dos acessórios a 15% ao do estudante, além de obrigar as escolas a oferecerem armários para que os alunos possam deixar seus materiais. O projeto valerá para estudantes das redes pública e privada, e educação infantil, fundamental e média.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia