Cuidado: mochila escolar pode provocar sérios danos à coluna

    Do R7

    O ideal seria que o volume carregado não ultrapassasse 10% do peso corporal
 
O ano letivo começa e com ele vem a preocupação: o peso levado pelas crianças dentro das mochilas escolares. Ao serem usadas de forma equivocada, o peso em excesso pode levar a sérios desvios na coluna vertebral, com dores e muito desconforto.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da ABRColuna (Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna), o ideal seria que o volume carregado não ultrapassasse 10% do peso corporal. Ou seja, quem pesa 40 kg deveria carregar, no máximo, 4 kg.

De acordo com o especialista, a falta de um tratamento específico e eficaz pode ocasionar um agravamento das lesões.

O recomendado são malas com rodinhas ou então colocar uma alça da mochila em cada braço, com a divisão correta do peso. O importante também é cuidar da postura desde a infância, evitando esforços prejudiciais e praticando atividades físicas para o fortalecimento dos músculos.

Projeto de lei

Um texto já aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, e que aguarda por tramitação na Câmara dos Deputados, limita o peso dos acessórios a 15% ao do estudante, além de obrigar as escolas a oferecerem armários para que os alunos possam deixar seus materiais. O projeto valerá para estudantes das redes pública e privada, e educação infantil, fundamental e média.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Em evento em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, Ingrid Zanella lança ações em defesa das mulheres