Ciro, o grande.

Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.  Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Isaías 45:1-6.

Quando Deus quer que a sua vontade prevaleça, Ele usa os meios necessários para tal. Ao chamar Ciro, um rei persa, de meu servo e meu ungido, Deus simplesmente estava dizendo que Ele usa quem ele quer para abençoar aqueles que nEle espera.

Deus concede a Ciro um reino próspero e faz com que Ciro se torne um dos maiores dos  reis que já pisaram na terra, sendo chamado na história como Ciro, o grande, e o seu objetivo era alcançar o seu povo e cumprir as promessas que havia feito.

No tempo do exílio babilônico o povo de Israel ficou sem pátria e sem templo para adorar a Deus, porque eles haviam transgredido a vontade de Deus, se curvando e adorando a Baal e aos Baalins e o Senhor queria estirpar a idolatria do meio de seu povo, Deus usa o exílio para correção de seu povo e ao tempo determinado, ou seja, após setenta anos. Deus os traria de volta e reconstruiria o templo de Israel. Foi nesse tempo que Deus levanta a Ciro para  dar condições para que o templo fosse reerguido, o próprio Ciro decretou que tudo seria pago pelo seu reino, inclusive a mão de obra. 

No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do Senhor, pela boca de Jeremias), despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:  Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá.  Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém. Esdras 1:1-3.

No capítulo 6 do livro de Esdras há citação de um decreto assinado por Ciroe lido no tempo do rei Dario, confirmando a disposição do rei em favor do templo do Senhor.

Como Deus é soberano e maravilhoso, Ele queria dar a seu povo uma nova chance e levanta a Ciro para que suas promessas possam ser cumpridas, quantas vezes Deus mexeu com a estrutura de uma nação para alcançar seus desígnios. 

Quando Deus quer é assim, Ele faz tudo que deseja porque é Deus acima de tudo e de todos. Glórias pois a Ele eternamente, amém.

Que o Senhor vos abençoe em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Evang. Dário Gomes de Araujo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”