Guedes de saída do governo? Disputa interna por teto de gastos levanta discussão

Segundo integrantes da equipe econômica, saída do ministro "não está na mesa"

Por Brasil Econômico

José Cruz/Agência Brasil - 3.7.19
Em meio a crise, embate interno pela permanência ou não do teto 
de gastos pode custar cargo de Paulo Guedes na Economia

A disputa interna do governo entre os que defendem a manutenção do teto de gastos e aqueles que cobram aumento dos investimentos públicos para sair da crise, que tem o presidente Jair Bolsonaro como centro, pode gerar a demissão de Paulo Guedes, ministro da Economia. Embora integrantes da equipe econômica digam que a possibilidade de saída "não está na mesa", a postura de Bolsonaro de apoiar o teto de gastos e depois recuar incomoda.

Leia também
O presidente reconhece que precisa gastar para se manter com viabilidade política e seguir com a aprovação popular em alta, como mostra pesquisa do Datafolha divulgada na noite da última quinta-feira (13) . Segundo o levantamento, Bolsonaro atingiu seu auge desde que assumiu, e, como reconhece o vice-presidente Hamilton Mourão, isso se deve ao auxílio emergencial de R$ 600 , pago aos mais afetados pela crise provocada pela pandemia. A aprovação do presidente cresce justamente entre os brasileiros mais pobres.

Guedes, por outro lado, se mantém irredutível na crise e defende o respeito ao teto de gastos. Bolsonaro chegou a acenar ao ministro e dizer que defende o limite do aumento dos gastos públicos à inflação do ano anterior, como prevê a lei do teto , mas, segundo a Folha de S.Paulo , já critica a postura 'inflexível' de Guedes a aliados nos bastidores. O chefe do Executivo sabe que cortar o auxílio e outras medidas emergenciais diminuiria sua popularidade. O 'superministro', porém, tenta convencer Bolsonaro que abrir mão do teto também pode ser perigoso, porque levaria o presidente a uma zona de incertezas e à possibilidade de impeachment.

Após a 'debandada' de secretários de Guedes por conta do andamento da economia brasileira - Salim Mattar, ex-secretário de privatizações, citou o rumo lento das vendas de empresas públicas e a falta de ação do governo nesse sentido como motivo - voltou à tona a discussão sobre uma possível saída do ministro da Economia. Integrantes da equipe econômica negam e reforçam as pautas de Guedes, o controle de gastos e a retomada da agenda de reformas. Na semana passada, especulações diziam que Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, poderia ser uma solução em caso de saída de Guedes do governo .

Segundo entrevista de fontes da equipe econômica à agência Reuters, no entanto, Campos Neto e Guedes compartilham de ideias parecidas e que não há fundamento na especulação. Os membros do time de Guedes dizem ainda que, se o presidente viesse a demitir o ministro da Economia, seu substituto seria alguém determinado a gastar mais, o que não seria o caso do presidente do BC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia