Pé Diabético: UPAE Salgueiro fortalece cuidado com pacientes do programa
Oficinas fazem parte de nova etapa do matriciamento iniciado em junho
A Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado Doutor Erick Alves Ribeiro e Silva (UPAE Salgueiro) realiza, durante o mês de setembro, nova ação de Matriciamento dentro do Programa Pé Diabético, sendo a terceira etapa das atividades iniciadas em junho com os fóruns e continuaram em agosto com as oficinas para os profissionais dos municípios da VII GERES. Desta vez, a unidade recebe os pacientes assistidos pelo Programa para as oficinas com o objetivo de fortalecer as orientações do cuidado e promover a melhoria na qualidade de vida.
As ações iniciaram na sexta (13) e seguiram até esta quarta-feira (18), sempre abordando temas essenciais como alimentação saudável, orientações farmacêuticas, práticas de autocuidado para melhorar a saúde e o bem-estar geral. As atividades são conduzidas pela equipe multiprofissional da UPAE Salgueiro, composta por enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos.
Para a enfermeira Talita Grangeiro, esses momentos dão a oportunidade para os pacientes terem maior participação no cuidado e tirarem suas dúvidas. “Além disso, eles são fundamentais para contribuir para um ambiente de aprendizado mais colaborativo e enriquecedor. Ao final das oficinas, realizamos um momento simbólico de confraternização para socialização e compartilhamento de experiências”, completa.
A equipe planeja para as próximas semanas a realização de outras oficinas para os pacientes que não conseguiram participar das atividades já realizadas. Ao todo, estão previstas seis atividades para o mês de setembro.
PÉ DIABÉTICO - As ações de matriciamento do Programa Pé Diabético começaram em junho com os fóruns de matriciamento, realizados pela UPAE Salgueiro, em todos os municípios da VII GERES, sendo finalizados no mês seguinte. Já em agosto foi a vez da segunda etapa, com oficinas práticas promovidas para enfermeiros e técnicos de enfermagem de unidades de saúde matriciadas desses municípios.
Comentários
Postar um comentário