MEC lança Programa Caruaru Alfabetizado e reforça parceria com o município


O ministro da Educação, Mendonça Filho, lançou nesta quarta-feira, 12, em Caruaru (PE), o Programa Caruaru Alfabetizado, que vai beneficiar 1,5 mil jovens e adultos em 2017. Há seis anos, o município não participava do programa, para o qual, a partir de agora, passa a contar com um investimento de R$ 650 mil. A verba será utilizada para custeio de bolsas para 299 professores e 58 coordenadores pedagógicos, além de alimentação escolar e material didático.

“É um desafio ainda muito presente na realidade brasileira”, destacou o ministro, durante a cerimônia de lançamento do programa, no Centro de Convenções do Senac de Caruaru. “Nossa ênfase é melhorar a qualidade do ensino. Como exemplo, antecipamos a alfabetização de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular até o segundo ano do fundamental. Vamos trabalhar de forma integrada, com ações complementares que fortaleçam e valorizem a educação. É um propósito pleno do MEC apoiar as iniciativas da prefeitura [local].”

A importância da parceria com o governo federal foi igualmente destacada pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. “Temos também que cuidar de quem não teve oportunidade no momento certo, e isso só possível a partir de um esforço conjunto”, afirmou. A prefeita convidou o ministro a visitar as obras já em fase de conclusão de duas creches que contam com recursos da União. “Em breve retornarei ao município, a fim de que possamos inaugurar as novas unidades”, anunciou Mendonça Filho.

Atendimento

De acordo com a prefeitura, Caruaru possui 40 mil adultos analfabetos. Para 2018 e 2019, a meta do programa é atender mais cinco mil estudantes, contemplando, no triênio, 6,5 mil cidadãos beneficiados no agreste pernambucano. Com duração de oito meses, os cursos serão ministrados nas áreas urbanas e rurais.

Ainda durante a solenidade desta quarta-feira, foi lançado o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino do município e anunciada implantação de escolas em tempo integral para crianças e adolescentes, em cooperação com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).

Portal MEC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia