Geraldo e João Paulo empatados nas intenções de voto no Recife

De acordo com pesquisa do Ipespe/Folha, ambos lideram a corrida pela PCR

Marcelo Montanini, da editoria de Política
Folha de Pernambuco

Ao todo, 25% dos entrevistados votariam em Geraldo Julio
A dois meses para o início das campanhas municipais, a primeira pesquisa eleitoral para prefeito do Recife, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, aponta o prefeito Geraldo Julio (PSB) e o ex-prefeito João Paulo (PT) empatados tecnicamente na corrida eleitoral, com uma ligeira vantagem para o primeiro.

Há quatro anos à frente da PCR, o atual gestor possui 25% das intenções de votos, enquanto o petista, longe do Executivo há quase oito anos, tem 23%. A margem de erro do estudo é de 3,5 pontos percentuais. O deputado federal Daniel Coelho (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 13%, e a deputada estadual Priscila Krause (DEM), com 3%, em quarto. Os demais pré-candidatos - Carlos Augusto Costa (PV), Silvio Costa Filho (PRB) e Edilson Silva (PSOL) - possuem 1%, cada.

Arte/Folha
Confira dados da pesquisa
Votos brancos e nulos somam 25% - o mesmo quantitativo do primeiro colocado - e 8% não responderam ou não souberam responder. Na pesquisa espontânea, 54% não souberam ou não responderam em quem votariam, enquanto 27% dos entrevistados optaram por votos brancos, nulos ou não votariam em nenhuma das opções. Neste caso, o atual prefeito tem 11% da preferência do eleitorado, seguido por João Paulo, com 6%, e Coelho, com 1%. Priscila Krause, Silvio Costa Filho e Edilson Silva não pontuaram. Já Carlos Augusto Costa não foi citado.

A pesquisa chama atenção pelo alto índice de rejeição a todos os pré-candidatos. Edilson Silva é o que possui a maior rejeição (57%) dentre os nomes apresentados, seguido por Priscila Krause
(54%), Silvio Costa Filho (53%) e por Daniel Coelho (52%). Geraldo Julio e João Paulo estão empatados com 50%. Já Carlos Augusto Costa é o que possui a menor rejeição (48%), no entanto, também é o menos conhecido dos postulantes.

Em nível de conhecimento, o atual prefeito e o exprefeito também estão tecnicamente empatados. Mais de 80% dos entrevistados conhecem ambos: 46% dos entrevistados afirmaram conhecer mais ou menos o socialista, apesar dos quatro anos a frente da PCR. 36% o conhecem bem, enquanto 2% disseram não o conhecer. João Paulo, longe da PCR desde 2008, é conhecido mais ou menos por 47% dos eleitores. Enquanto 36% declararam conhecer bem o petista, 3% disseram não o conhecer.

Por sua vez, o deputado Daniel Coelho, que já disputou uma eleição majoritária, é conhecido por 50% dos entrevistados, sendo que 17% afirmaram o conhecer bem e 33% mais ou menos. 16% dos entrevistados não conhecem o tucano. Os deputados estaduais Priscila Krause e Costa Filho, que disputam pela primeira vez o pleito ao Executivo Municipal, são conhecidos por 34% e 30%, respectivamente. 26% disseram não conhecer a democrata e 30%, o perrebista. Os três iniciaram a vida pública na Câmara dos Vereadores do Recife, juntos, em 2004.

Edilson Silva é conhecido por 22% dos entrevistados. 4% o conhecem bem e 18% mais ou menos. 45% disseram não o conhecer. Carlos Augusto Costa é conhecido por 10% da população, sendo que apenas 1% dos entrevistados disse conhecê-lo bem. 64% afirmaram não o conhecer. A pesquisa em parceria Folha/Ipespe entrevistou 800 eleitores, entre os dias 16 e 17 de junho, em diversas regiões da capital pernambucana. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-02940/2016. O índice de confiança é de 95,45%. 

Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia