No princípio era o Verbo... por Dário Gomes*


No princípio era o Verbo...

Venho trazer aos nossos amados leitores uma pequena reflexão acerca de uma passagem bíblica das mais relevantes, pois trata da existência de um ser  tão maravilhoso, tão sublime e tão eterno: Aquele que João designou como "O Verbo de Deus".

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1 (ARC).

O relato dado por João, por inspiração divina, era o fato de que o Verbo foi criador de todas as coisas, existente desde a eternidade, e é sustentador da vida. 

Nessa época as filosofias gregas eram debatidas nos areópagos ou nos teatros, neles os filósofos defendiam suas teses e assim cada um apresentava a sua descrição, que era conhecida como  a "palavra" ou "logos" defendido. 

O apóstolo Paulo ressalta em sua carta aos coríntios (I Coríntios 1.22) que os filósofos buscavam sabedoria e quem a pudesse apresentar ou provar teria destaque entre os demais. Logo a apresentação de uma tese era de muita importância para que os demais pudessem aprender. No livro de Atos , diante uma multidão, Paulo foi convocado para fazer a sua defesa ou a defesa de sua tese, e estavam presentes os filósofos Epicureus e os Estoicos.(Atos 17. 15-34).

Mas foi João , um homem simples, que aparentemente não tinha formação acadêmica, que revela a mais sublime tese já apresentada à humanidade, João fala e escreve sobre o Logos de Deus.

Como o princípio da filosofia é a dúvida, João apresenta  a sua tese mostrando que o Verbo é real, que Ele estava com o Deus invisível e que se tratava do próprio Deus , na eternidade, na criação e no sustento de todas as coisas e como prova do que estava a dizer, João apresenta o próprio Senhor Jesus Cristo, como sendo esse Verbo, ele é enfático quando afirma : "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós". E ninguém poderia recusar as afirmativas de João pois viram com seus próprios olhos os milagres e as atitudes daquele que desceu da glória e habitou entre os homens.

João, em seu evangelho, nos faz conhecer o verdadeiro Verbo de Deus,  aquele a quem Deus deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus Cristo se dobre todo o joelho nos céus, na terra e debaixo da terra e todos reconheceram que Jesus é o Senhor. (Filipenses 2.9 -11)

Sejamos gratos a Deus pela revelação de seu Filho Jesus, e pela revelação de sua Palavra, que nos deu o privilégio de conhecermos o verdadeiro Verbo de de Deus

Evang. Dário Gomes de Araujo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia