Mais de 30 milhões de doses da Janssen estão sem uso em depósito do governo


IstoÉ

Quase 32 milhões de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19 estão paradas em um galpão do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP). As informações são de uma reportagem do “Jornal Nacional”, da TV Globo.

O Brasil recebeu 41 milhões de doses do imunizante até dezembro, sendo 38 milhões de um contrato de aquisição da vacina, e outros 3 milhões de doação do governo dos Estados Unidos.


Mas, de acordo com um informe técnico do Ministério da Saúde, publicado nesta quarta (26), apenas 9,2 milhões de doses chegaram aos estados e municípios. Em nota, a pasta informou que alguns estados solicitaram a suspensão do envio dos imunizantes devido à saturação da rede de frio, ou seja, dos freezers e geladeiras para armazenamento das doses. O ministério não informou quais foram esses estados.


Segundo a pasta, as 31,7 milhões de doses do imunizante estão armazenadas no centro de distribuição e podem ser prontamente distribuídas quando solicitadas.

O JN ouviu o médico sanitarista Adriano Massuda, ex-secretário de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que criticou a gestão do governo federal em relação à coordenação do enfrentamento à pandemia.


“O ministério perdeu totalmente o protagonismo da coordenação nacional do sistema de saúde no enfrentamento dessa pandemia. O ministério fica numa postura passiva, de esperar a demanda vir dos estados e municípios, quando ele tem que monitorar a cobertura vacinal. Essas vacinas são elemento central para o enfrentamento da pandemia nesse momento”, diz Massuda.

Saiba mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia