O sábio e o sabido

Por Dário Gomes*
Provérbios 20:14 - Nada vale, nada vale, dirá o comprador, mas, indo-se, então se gaba.

Na linguagem nordestina, quando dizemos que uma pessoa é sabida, estamos a dizer que, a tal pessoa é esperta, que não perde oportunidades de ultrapassar e passar alguém para trás. O sabido é oportunista e na primeira ocasião toma o lugar do seu concorrente.

Lembro-me de uma vez em que havia uma vaga para estacionar e eu estava chegando no lugar à frente de outro veículo, ao passar um pouco da vaga para poder realizar a baliza colocando o meu veículo na vaga em marcha ré, o outro aproveitou a oportunidade e colocou logo o seu veículo de frente mesmo, ocupando a vaga antes de mim, bem que o veículo ficou mal estacionado, então eu fui mais à frente e por fim achei uma outra vaga. É assim que o sabido faz, sua incapacidade de resolver o problema o leva a atitudes dessa natureza ou pior, ele precisa subir nas costas dos outros para alcançar suas metas.

O sabido copia, imita, plagia, rouba e mente, só para alcançar seus objetivos. É incapaz de pensar por si mesmo, sempre está pegando carona nas ideias alheias. Na verdade é um aproveitador. 

O sabido, às vezes, tira a melhor nota da classe, porém não sabe fazer sequer uma conta de adição e assim vai vivendo sua vida, é péssimo no aprendizado e nunca reconhece as qualidades dos outros, é quase insuportável, mas consegue uma vaga de “gerente” em uma empresa qualquer. Sua capacidade está limitada à condição dos que estão à sua volta.

O sábio é diferente, é prudente, cauteloso, espera o momento certo para responder. Não precisa fazer exibicionismo de sua sabedoria, simplesmente, no momento que precisar, ele tem a resposta certa. Sua capacidade não está limitada a uma mera condição. Não precisa empurrar para estar no pódio. O sábio é líder, se está lá é porque mereceu, é responsável, é tratável, não tem parcialidade. No momento em que precisar o sábio cria. Sua capacidade é nata. Por um momento pode até demorar mais um pouco para chegar, mas quando chega não há dúvidas de sua capacidade. O sábio é verdadeiro.

Eclesiastes 9:14-18

14 - Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes;

15 - E encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem.

16 - Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas.

17 - As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina entre os tolos.

18 - Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens.

Entre o sábio e o sabido há uma enorme diferença, eu por minha vez, estou tentando aprender a ser sábio porque, no futuro, quero ser lembrado como tal e nunca como um sabido.

Um abraço e até a próxima. Se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia